Complexo da Agricultura Familiar é destaque na 67ª Expoece, com expectativa de reunir mais de 80 expositores e 5 mil animais

No próximo mês, acontecerá em Fortaleza a 67ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). O evento, que ocorrerá entre os dias 12 a 19 de novembro, contará com a participação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A SDA terá um estande institucional e organizará o Complexo da Agricultura Familiar, que contará com cerca de 80 expositores, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária. De acordo com o secretário executivo da pasta estadual, Marcos Jacinto, a Expoece é uma das maiores exposições agropecuárias do Nordeste. Para 2023, a expectativa é positiva, com a projeção de que a agricultura familiar mantenha o seu espaço no evento e que seja capaz de trazer a maior diversidade de produtos possível, gerando visibilidade e apresentando a qualidade e representatividade do setor no estado do Ceará.

A Expoece é realizada pela Associação de Criadores do Ceará (ACC) e prevê a exposição de mais de 5 mil animais de vários estados brasileiros, incluindo aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos. O presidente da ACC, Braga Almeida, acredita em um significativo aumento no volume de negócios gerados nos oito dias da Expoece 2023.

Além da exposição de animais, a Expoece também apresentará tendências do segmento agropecuário. Destaque para o ranch sorting, uma prova equestre originada do trabalho de fazenda, e a realização de concursos de raças de diversas espécies.

A SDA está recebendo manifestações de interesse para participação de agricultores familiares, cooperativas, associações da agricultura familiar e povos de comunidades tradicionais na Expoece até 16h desta terça-feira (7). Os documentos dos candidatos devem ser enviados à Comissão de organização da Expoece 2023.

A 67ª edição da Expoece contará com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste.

Além da exposição e dos negócios gerados, a Expoece tem um papel social e cultural importante. A feira promoverá a 2ª Feira de Adoção Pet em parceria com projetos de assistência animal e oferecerá opções de culinária regional e nacional, como churrasco no fogo de chão e no fogão a lenha, além de outras atividades típicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo