Forças de Segurança capturam 83 suspeitos de crimes contra idosos na Operação Virtude no Ceará

No dia 7 de novembro de 2023, às 17h18, as Forças de Segurança do Estado do Ceará anunciaram o resultado da Operação Virtude, realizada entre os dias 1º e 31 de outubro em todo o estado. A ação resultou na captura de 83 pessoas envolvidas em crimes contra idosos, além de 17 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

As operações foram coordenadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com o apoio de órgãos parceiros, sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Do total de capturados, 58 foram realizados em flagrante, 17 por mandados de prisão e oito eram adolescentes. Durante a operação, foram apuradas 593 denúncias e atendidas mais de 500 vítimas.

Além das ações repressivas, a operação também realizou ações preventivas e educativas, como palestras e panfletagens. Uma dessas abordagens foi feita pela PC-CE, que distribuiu material informativo na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, com orientações sobre os tipos de crimes contra os idosos e os canais de denúncias.

A operação também contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), coordenando a nível nacional.

As autoridades incentivaram a população a contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. Além disso, as denúncias de violência contra o idoso também podem ser feitas para o Disque 100, que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana. Em casos de urgência, ligue 190.

Em Fortaleza, outras formas de denunciar violações aos direitos dos idosos é se comunicando diretamente com a Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD) pelo telefone (85) 3101-2946, ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo