Agentes de Defesa Civil participam de aula prática sobre erosão marítima em Fortaleza e Região Metropolitana.

Nesta quinta-feira, 09 de novembro, os agentes da Defesa Civil de Fortaleza e da Região Metropolitana tiveram a oportunidade de se aprofundar no conhecimento prático sobre erosão marítima. A aula prática, parte do Curso de Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos, foi realizada nas Praias do Pacheco e do Icaraí, em Caucaia. A formação completa, que teve início na segunda-feira (06) e segue até sexta-feira (10), está sendo ministrada no Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) das 8h às 17h.

Ao todo, 42 agentes estão participando do curso, representando a Defesa Civil do Estado do Ceará, além de Fortaleza e outras dez cidades da Região Metropolitana: Cascavel, Caucaia, Guaiuba, Itaitinga, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, São Gonçalo de Amarante, Trairi e Uruburutema. O objetivo do curso é capacitar os agentes para identificar e mapear os riscos geológicos na região.

Durante a formação, os participantes têm a oportunidade de absorver conhecimentos teóricos e práticos sobre a área. A aula prática sobre a erosão marítima permitiu aos agentes vivenciar na prática os desafios e as características desse tipo de fenômeno. Este tipo de abordagem auxilia os agentes da Defesa Civil a estarem mais preparados e capacitados para lidar com situações reais em suas respectivas áreas de atuação.

A iniciativa reforça a importância da formação continuada dos agentes de Defesa Civil, que desempenham um papel crucial na prevenção e no gerenciamento de eventos adversos. Por meio do conhecimento teórico e prático, esses profissionais podem contribuir para a segurança e o bem-estar das comunidades em que atuam.

A aula prática sobre erosão marítima foi mais uma etapa significativa do Curso de Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos, que visa elevar o nível de capacitação dos agentes de Defesa Civil e fortalecer a atuação conjunta e coordenada desses profissionais em situações de emergência. A troca de experiências e a qualificação contínua contribuem para a melhoria dos serviços prestados à população e a redução dos impactos causados por eventos naturais adversos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo