Cidade Mais Infância promove programação especial para conscientização racial e igualdade entre crianças

Neste mês de novembro, a Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), promove uma série de atividades para celebrar e promover a consciência negra e políticas de igualdade racial entre as crianças. A agenda inclui roda de capoeira, curta-metragem, jogos e brincadeiras tradicionais, penteados e maquiagem afro, contação de história, apresentações de flash mob especial e cortejo de maracatu.

A coordenadora-geral da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi, destacou a importância de incentivar a educação e a conscientização sobre a Consciência Negra desde a infância. Segundo ela, “é fundamental que as crianças cresçam com uma compreensão mais prática da diversidade racial e estejam mais preparadas e conscientes para contribuir para uma sociedade mais igualitária e respeitosa, fortalecendo, assim, os direitos e deveres enquanto cidadãos e cidadãs”.

A programação inclui o Flash Mob, apresentação especial da turminha Mais Infância, ao som de músicas que fazem referência à cultura africana, com coreografias e números circenses construídos pelo grupo artístico da Cidade. As apresentações acontecem durante o mês de novembro, na Praça Verde do equipamento, instalado no Centro de Eventos do Ceará.

Além disso, as crianças poderão exercitar a expressão artística, usando diferentes técnicas e materiais, como pintura, colagem, recorte e modelagem. Elas poderão se inspirar em artistas negros, como Heitor dos Prazeres, Abdias do Nascimento e Rubem Valentim. As obras podem ser expostas na escola da CMI ou levadas para casa.

O supervisor artístico da Cidade Mais Infância, Junior Torres, destacou que ao ensinar as crianças sobre a diversidade racial e cultural, ajuda-se a construir uma compreensão mais abrangente e inclusiva do mundo, ensinando a valorizar as diferenças e a tratar a todos com respeito e igualdade.

A Cidade Mais Infância é um equipamento coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. Funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.

A programação segue em diversos dias de novembro com apresentações de cinema interativo, esquetes de teatro, flash mob, roda de capoeira, shows musicais, contações de histórias, penteados e maquiagens, jogos e brincadeiras, artes plásticas inspiradas na cultura afro-brasileira e muito mais.

Estas atividades reforçam o compromisso da Cidade Mais Infância com a formação da consciência racial e a promoção da igualdade étnico-racial desde a infância, com o objetivo de construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. A iniciativa destaca-se por sua importância no contexto de promoção da igualdade racial e na educação das crianças para o respeito à diversidade étnico-racial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo