III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência: Construindo uma Fortaleza mais inclusiva será realizada nesta segunda-feira (13/11).

No dia 13 de novembro, a Prefeitura de Fortaleza e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Comdefor) realizaram a III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento teve como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – Construindo uma Fortaleza mais inclusiva”. A Conferência contou com a presença de 270 pessoas da sociedade civil, entidades e organizações ligadas à área e representantes governamentais.

A programação do evento incluiu a palestra magna, com o tema central da conferência, ministrada por Mário Maia, advogado e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pela ativista Maria da Penha. Além disso, a conferência também teve apresentações culturais de Guilherme Dantas, Norton Lima, e do grupo de teatro do Instituto dos Cegos. O objetivo da conferência foi promover um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização, reunindo governo e sociedade civil para debater políticas públicas para as pessoas com deficiência para os próximos anos.

O titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e presidente do Comdefor, Emerson Damasceno, destacou a importância do evento como um momento crucial para avaliar os avanços e identificar as barreiras que ainda existem para as pessoas com deficiência. Durante a conferência, foram debatidos diversos eixos, tais como estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência, garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas, financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade, e os desafios para a comunicação universal.

A III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência foi realizada no Cuca do José Walter, das 8h às 18h. O evento propiciou um contexto de mobilização e discussão sobre os direitos e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, visando construir uma cidade mais inclusiva e acessível para todos. A conferência demonstrou a importância de promover a participação ativa e consciente da sociedade na implementação de políticas públicas que garantam a igualdade e o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo