Programa Primeiro Passo capacita jovens e garante empregabilidade em fábrica de tênis em Brejo Santo, no Ceará

No último dia 10 de novembro de 2023, a fábrica de tênis Dilly Sports, em Brejo Santo, ampliou suas parcerias com o Governo do Ceará através do programa Primeiro Passo. Durante uma visita da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, às instalações da fábrica, foram anunciadas 15 vagas para jovens aprendizes, e a expectativa é que mais 40 sejam contratados até o final do ano.

A Dilly Sports já é parceira do governo desde 2015 e, ao longo dos últimos oito anos, capacitou 987 jovens e efetivou 80% deles, evidenciando o impacto positivo que a iniciativa tem tido na vida desses jovens. Isabela Pereira da Silva, que estagia na empresa há quatro meses, destacou a gratidão pela oportunidade de aprender sobre o mercado de trabalho e ter seus direitos reconhecidos, além das oportunidades de fazer novos cursos.

Essa gratidão também foi compartilhada por Aline Cavalcante, que entrou na Dilly Sports em 2019 como jovem aprendiz, trabalhou como costureira e atualmente trabalha no departamento de Recursos Humanos da empresa. O programa Primeiro Passo lhe deu oportunidade de fazer uma faculdade e seguir carreira na área de RH.

Mas o impacto do Primeiro Passo não se limita apenas aos jovens aprendizes. Emerson Lima da Silva é um exemplo de ex-aprendiz que traçou uma carreira na empresa, atualmente ocupando o cargo de gerente do Departamento de Pessoal. Ele enfatiza a importância do programa para a empregabilidade da juventude no Estado, afirmando que é essencial para o futuro da juventude, já que a maioria dos jovens sai do Ensino Médio sem experiência.

Ao todo, o Primeiro Passo já capacitou cerca de 1.200 jovens em diversas tipologias, como informática, assistente de produção e de vendas, e auxiliar administrativo. O programa atua em 45 municípios cearenses, capacitando jovens em busca do primeiro emprego, e atende pessoas entre 14 e 29 anos, nas linhas de jovem aprendiz, bolsista e estagiário. A expectativa é que essa parceria entre governo e iniciativa privada continue a gerar oportunidades significativas para a juventude do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo