Operação Voltando em Paz: Grupo de brasileiros e familiares palestinos é repatriado da Faixa de Gaza após negociações intensas.

Ministro das Relações Exteriores comemora repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comemorou neste domingo (12) a saída de um grupo de 32 brasileiros e seus familiares palestinos que aguardavam pela repatriação na Faixa de Gaza, território controlado pelo grupo palestino Hamas.

Segundo Vieira, a situação do conflito entre Israel e o Hamas é “gravíssima” e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua envolvido na busca por uma solução pacífica na região. O ministro ressaltou que Lula tem mantido contato constante com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de Estado da região, tanto do Egito quanto de Israel e do Catar, assim como outros atores importantes envolvidos no conflito no Oriente Médio.

“A situação desses brasileiros está, momentaneamente, agora, resolvida, mas a situação do conflito é gravíssima e o presidente Lula continua muito envolvido na solução da questão”, disse o chanceler em coletiva de imprensa.

Vieira também informou a partida do grupo de 32 pessoas que estavam em Gaza, ressaltando que foi objeto de preocupação e trabalho constante para encontrar uma saída negociada o mais rápido possível. Ele agradeceu o trabalho do corpo diplomático do Itamaraty e relembrou o empenho do governo do presidente Lula para o sucesso da missão.

“A região é uma área de guerra, as circunstâncias são complexas e difíceis. Havia acordos na região que estabeleciam que, antes da abertura da passagem para civis, haveria a necessidade de sair as ambulâncias com os feridos. Nos dias que não foi possível saírem as ambulâncias, não houve travessia de ninguém no ponto de partida”, explicou o ministro das Relações Exteriores.

Os brasileiros e seus familiares cruzaram a fronteira com o Egito pelo Portal de Rafah, seguindo para o Cairo, de onde embarcarão para o Brasil. O Itamaraty informou que continuará prestando apoio aos brasileiros na região e que casos de brasileiros querendo deixar a região serão tratados a partir de agora.

A aeronave com o grupo está prevista para sair da capital egípcia às 11h50 (horário local) e pousar em Brasília às 23h30 (horário local), com paradas técnicas em Roma, Las Palmas e na Base Aérea do Recife, no Brasil. A Operação Voltando em Paz, do governo federal, já terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, com os dez voos realizados.

A guerra entre Israel e o Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios.

Portanto, o envolvimento do governo brasileiro na repatriação dos brasileiros na Faixa de Gaza demonstra o esforço diplomático e humanitário do país em meio a um conflito internacional complexo e de grande impacto na vida de civis e estrangeiros. Através da Operação Voltando em Paz, o governo federal reitera seu compromisso com a assistência e segurança dos brasileiros em áreas de conflito no exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo