Fortaleza inaugura nova Horta Social na Jacarecanga, com investimento de R$836 mil e capacidade para produção mensal de 900 quilos de alimentos.

A Prefeitura de Fortaleza está investindo na implantação de mais uma Horta Social na Capital, dessa vez no bairro Jacarecanga. Com um investimento de aproximadamente R$ 836 mil, a obra está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e já conta com 85% dos serviços concluídos, com previsão de entrega para dezembro deste ano. A nova estrutura de agricultura urbana possui mais de mil metros quadrados de área com capacidade de produzir mensalmente até 900 quilos de alimentos, como alface, couve e tomate, dentre outros vegetais.

O secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, afirmou que as obras estão na reta final, com a cobertura e terraplanagem finalizadas, assim como as estruturas de aço. Além da construção da estufa, também haverá a urbanização da área em frente à horta social, com um local de convivência para a comunidade. A Prefeitura também está investindo em mais duas hortas sociais, uma na Sapiranga e outra no Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras.

O projeto visa fomentar a agricultura social e a segurança alimentar, atendendo a 2,4 mil pessoas a cada colheita, incluindo aquelas em insegurança alimentar no território, bem como entidades que apoiam serviços sociais. Além disso, o novo equipamento conta com sistema de irrigação automatizado, estufa com 10 módulos, suportes em madeira Massaranduba e canteiros produzindo em fibra de coco, além de 2 containers para uso administrativo, banheiro e depósito.

A secretária da Regional 1, Kamyla Castro, ressalta que a nova estrutura será de grande impacto para os moradores do Jacarecanga e bairros vizinhos, contribuindo para melhorias na qualidade de vida da população. O Projeto Horta Social, promovido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE), tem como objetivo oferecer serviços de promoção à segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade, oferecendo a produção de hortaliças orgânicas de forma gratuita.

Atualmente, existem quatro estufas em operação na Capital, distribuindo cerca de 1 tonelada de hortaliças a cada colheita. Com a nova horta, a expectativa é de atender também aos bairros circunvizinhos, como Pirambu, Moura Brasil, Centro, Carlito Pamplona, Monte Castelo e Farias Brito, beneficiando pessoas em situação de insegurança alimentar referenciadas pelos Centros de Referência da Assistência Social da região. A iniciativa promete impactar positivamente a vida de milhares de pessoas na cidade de Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo