Onda de calor no Rio de Janeiro atinge sensação térmica de 52,7°C e bate recorde de calor

A cidade do Rio de Janeiro enfrenta um dos momentos mais intensos de calor dos últimos tempos. Desde as primeiras horas da manhã, a sensação térmica já atingiu a marca de 52,7 graus Celsius (°C) em Guaratiba, na zona oeste da cidade, de acordo com o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura. Esse foi o pico de calor registrado até as 8h30 desta segunda-feira (13).

A temperatura mais alta também foi registrada em Guaratiba, chegando a 36,4°C às 8h30. A previsão é de que ao longo do dia o calor não dê trégua. O Alerta Rio informou que um sistema de alta pressão influenciará o tempo na cidade, mantendo o céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 22°C e máxima de 41°C.

A intensidade do calor foi tal que no último domingo foi registrada a maior temperatura do ano, chegando a 42,5°C às 13h50. O recorde anterior era de 17 de fevereiro, quando os termômetros atingiram 41,8°C. Apesar dos recordes de temperatura, a sensação térmica alcançou 50,5°C no domingo, um valor próximo dos 58,3°C atingidos em fevereiro.

As previsões indicam que nos próximos quatro dias os termômetros não devem apresentar variações significativas, com máximas entre 35°C e 41°C e mínimas entre 20°C e 23°C. Além disso, o serviço de meteorologia alerta para a umidade relativa do ar, que poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde de terça-feira e quinta-feira, orientando a população a aumentar a hidratação e evitar exposição ao sol nos horários de maior intensidade.

Além disso, estão previstas pancadas rápidas de chuva moderada na quarta e quinta-feira, reforçadas pelo calor. Na sexta-feira, a nebulosidade aumentará, mas não há previsão de chuva. A expectativa é de que as temperaturas apresentem ligeiro declínio, mas os ventos estarão fracos a moderados. A recomendação é que a população se mantenha hidratada e evite exposição ao sol nos momentos de maior temperatura, especialmente por volta do meio-dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo