Porto Iracema das Artes promove roda de conversa sobre enfrentamento ao racismo religioso durante o Festival Afrocearensidades

No dia 13 de novembro de 2023, às 10:26, a Escola Porto Iracema das Artes sediará a roda de conversa ‘As religiões afro-brasileiras e o enfrentamento ao racismo religioso’. O evento se dará no âmbito do I Festival AfroCearensidades, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir) e da Associação Ogum Jobi. A atividade, que ocorrerá gratuitamente no auditório da Porto Iracema, está marcada para a sexta-feira, dia 17 de novembro, às 19h.

Nesse espaço, pessoas interessadas terão a oportunidade de participar de uma conversa acerca dos esforços das religiões afro-brasileiras no enfrentamento ao racismo religioso, trazendo à tona ritos, práticas ancestrais e visões de mundo.

Com a presença confirmada do Babalorixá Roberto de Osanyin (Ilê asé Osanyin Yansan) e de Lourdes Vieira (Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar), a programação tem como foco a representatividade negra cearense, já que faz parte de um festival com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, alinhando-se ao projeto que visa valorizar a cultura afro-brasileira no estado.

Roberto de Osanyin, iniciado no Ilé Àse Ogboju Fire Imo Ògún Oya no Rio de Janeiro em 1988, é um nome de destaque na religião afro-brasileira, trazendo experiência na preservação e propagação do legado cultural. Já Lourdes Vieira, advogada popular e integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e de Direitos Humanos da OAB/CE, tem papel atuante na luta por direitos.

A Escola Porto Iracema das Artes, que oferece cursos gratuitos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, é conhecida por seu compromisso com a formação e criação em artes. A instituição, em parceria com a Associação Ogum Jobi, traz mais uma vez uma atividade enriquecedora para a comunidade.

O evento marca mais uma ação do Festival AfroCearensidades, que busca promover a valorização da cultura afro-brasileira e a discussão sobre representatividade negra no Ceará. A roda de conversa será um espaço de reflexão e aprendizado, aberto a todos que se interessem por essas importantes temáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo