Audiência pública na Comissão de Direitos Humanos aborda relação entre exploração econômica e eventos climáticos extremos. Especialistas cobram políticas públicas.





Audiência Pública Discute Impactos Ambientais e Sociais da Exploração Econômica dos Biomas

Especialistas em meio ambiente ouvidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) nessa segunda-feira (13) associaram o agravamento dos eventos climáticos extremos à exploração econômica dos biomas e cobraram a formulação de políticas públicas de enfrentamento às mudanças no clima com maior protagonismo das populações mais atingidas em seus direitos fundamentais.

Representando o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar apresentou dados sobre a vulnerabilidade do bioma amazônico à ação humana, especialmente por incêndios induzidos. Ela citou que, apesar de a presente situação de estiagem favorecer as queimadas, houve uma redução importante do desmatamento em relação ao ano passado — ainda assim, são grandes os impactos das queimadas sobre a qualidade do ar e da saúde, pontuou.

O presidente da CDH e da audiência pública, senador Paulo Paim (PT-RS), se disse animado com as propostas apresentadas e pela disposição de “construção coletiva”.

— Temos que combater todo o ataque que tem ao clima, temos que ver o que existe, qual a política de transição aceitável, mas dialogando com as pessoas que estão na área.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo