Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará é Apresentado em Audiência Pública na Assembleia Legislativa.

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará apresentou nesta segunda-feira (13) o Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado referente aos três primeiros trimestres de 2023. Em uma audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa, a SRH demonstrou transparência em relação à aplicação dos recursos e prestou contas sobre as ações desenvolvidas no período.

O presidente da Comissão, deputado Stuart Castro (Avante), destacou a importância da transparência do Governo do Estado em relação à gestão dos recursos hídricos. Ele ressaltou que a SRH é uma das secretarias mais importantes do Estado, devido aos períodos de seca e fortes chuvas, e a prestação de contas é essencial para evidenciar como os recursos estaduais estão sendo aplicados.

O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro, avaliou de forma positiva o ano de 2023, afirmando que a carga hídrica foi uma das maiores dos últimos dez anos. Além disso, ressaltou que a SRH priorizou grandes projetos, como o Eixão das Águas, com investimento de mais de R$ 1 bilhão, e o terceiro lote do Cinturão das Águas, que já está com 75% do projeto pronto e com conclusão prevista para 2024.

Monteiro também projetou as ações para 2024, destacando a preocupação com o fenômeno climático El Niño e o impacto nos padrões climáticos do Ceará. Ele assegurou que o Sistema Estadual de Recursos Hídricos trabalha para amenizar os efeitos e garantir segurança hídrica em caso de chuvas abaixo da média.

Durante a audiência, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, explanou sobre o Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Estado (Sigerh) e o montante de R$ 306,2 milhões investidos até setembro de 2023. Ele também abordou a infraestrutura hídrica do Estado, composta de barragens, eixos de integração e adutoras, e o andamento do Projeto de Regularização das 12 bacias hidrográficas do Ceará.

A audiência contou com a participação de autoridades como o secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Aderilo Antunes Alcântara Filho, e o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Yuri Castro de Oliveira, entre outras autoridades. Este relatório anual serve como uma ferramenta importante para fiscalização e controle da gestão de recursos hídricos do Estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo