Secult Ceará lança edital Patrimônio Vivo, com investimento de R$1.710.000,00, para preservação e difusão do patrimônio cultural cearense.

No dia 15 de novembro de 2023, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) lançou o Edital Patrimônio Vivo, em cumprimento às ações previstas pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no estado. O edital destinará o montante de R$1.710.000,00 para a promoção, preservação e difusão do patrimônio cultural material, patrimônio cultural imaterial, cultura alimentar e cultura popular cearense. As inscrições para o edital acontecerão até o dia 3 de dezembro deste ano, por meio da plataforma Mapa Cultural, e selecionarão 62 projetos nas categorias “Patrimônio Material”, “Patrimônio Material e Museus”, “Patrimônio Imaterial – Cultura Popular” e “Patrimônio Imaterial – Cultura Alimentar”.

Podem participar do edital tanto pessoas físicas quanto grupos/coletivos ou museus representados por pessoas físicas. No entanto, os agentes culturais devem ser organizadores, pesquisadores ou produtores de projetos com, no mínimo, dois anos de atividade comprovada na categoria escolhida. As quatro categorias atendem uma série de atividades importantes, tais como restauração, aquisição de equipamentos e móveis, atividades formativas, planos de conservação e lançamento de publicações sobre patrimônio cultural e imaterial dos cearenses.

O Edital Patrimônio Vivo se divide em quatro categorias:

– Categoria Patrimônio Material
– Categoria Patrimônio Material e Museus
– Categoria Patrimônio Imaterial – Cultura Popular
– Categoria Patrimônio Imaterial – Cultura Alimentar

Além do Edital Patrimônio Vivo, a Secult Ceará também está com inscrições abertas para o XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino, para o “Edital Ceará Das Artes”, para o “Edital Vozes Plurais: Bibliotecas Comunitárias, Circulação e Difusão Literária” e para o “Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Licenciamento de Obras Audiovisuais Cearenses para TVs Públicas”. Todos esses editais têm como objetivo fomentar a cultura do estado e promover a produção artística local.

A Secult Ceará disponibiliza canais de atendimento para sanar dúvidas sobre os editais, além de oferecer suporte por meio do chat do Mapa Cultural. As inscrições para os editais acontecem exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural. Para mais informações, é possível acessar o site da Lei Paulo Gustavo no Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo