I Encontro Internacional de Regulação Médica promovido pela Prefeitura de Fortaleza terá programação com palestrantes nacionais e internacionais.

A Prefeitura de Fortaleza está organizando o I Encontro Internacional de Regulação Médica da cidade, que acontecerá de sexta-feira a domingo, nos dias 17 a 19 de novembro. O evento faz parte de um movimento das Políticas de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e terá como tema “Regulação Médica: Antigos e Novos Desafios”. Serão reunidos profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e demais envolvidos na área da regulação médica.

Além disso, o evento também irá destacar a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Fortaleza, que celebrará 20 anos em 2024 e é referência como serviço de atendimento pré-hospitalar do Brasil.

Com uma programação que contará com a apresentação de trabalhos e um curso de suporte básico e avançado de vida, o evento terá a participação de 30 palestrantes nacionais e internacionais. Dentre os palestrantes confirmados estão Jean-Sebastien Marx, chefe da regulação do SAMU de Paris; Miguel Martinez Almoyna, ex-responsável pela cooperação internacional França – Brasil, do SAMU Paris; e Lionel Lamhaut, professor na Universidade Paris Cité de Medicina de Emergência.

Uma das atividades finais do encontro será a elaboração da II Carta de Regulação Médica. A I Carta de Fortaleza foi redigida no I Congresso Brasileiro de Regulação Médica, realizado em 2011, também pelo SAMU-192 Regional Fortaleza.

O evento é uma oportunidade para que profissionais que atuam nas Centrais de Regulação das Urgências de todo o país compartilhem conhecimentos, melhores práticas e experiências. A coordenadora das redes pré-hospitalar e hospitalar de Fortaleza, Luziete Furtado, ressalta a importância do Encontro Internacional de Regulação Médica no contexto dos serviços de saúde e de atendimento médico de emergência.

Haverá também mesas redondas com abordagens relacionadas ao papel do SAMU na sociedade, como as atuações dos enfermeiros nas urgências pré-hospitalares, regulação médica em situações especiais, gestão das redes na política de atenção às urgências, entre outros temas.

O SAMU Fortaleza atualmente conta com Unidades de Suporte Básico, Intermediário e Avançado, além de motolâncias e bicicletas para atendimento em menor tempo de resposta de ocorrências. Além disso, o serviço de motolâncias foi iniciado em 2006, sendo pioneiro no Sistema SAMU nacional.

Somente no mês de setembro de 2023, o SAMU recebeu 31.314 ligações telefônicas, com 10.183 pedidos de atendimento regulados pelo médico regulador e 5.534 necessitando de envio de ambulância para atendimento no local. O Bike Vida atendeu 96 ocorrências no mesmo período na faixa de praia que atua.

O SAMU é acionado por meio do número de emergência 192, e a população pode solicitar assistência em casos de acidentes, suspeitas de infarto ou AVC, doenças súbitas, entre outras situações de urgência médica.

O I Encontro Internacional de Regulação Médica acontecerá na Av. Dioguinho, 4189, Praia do Futuro, com abertura às 18h, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Este evento promete reunir profissionais de renome e especialistas na área da regulação médica, trazendo inovações e discussões fundamentais para o avanço desse setor crucial para o atendimento de emergências médicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo