CCBJ realiza Festival A Coisa Tá Preta 2023 com mais de 100 atividades em celebração à cultura negra no Ceará.

Festival A Coisa Tá Preta anima a cultura negra em Fortaleza

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), órgão vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está recebendo a impressionante e diversificada programação do Festival A Coisa Tá Preta 2023. Esta edição do festival vai contar com uma série de atividades no CCBJ, iniciando em 16 de novembro, com uma programação especial no dia 18 de novembro em celebração ao Dia Nacional da Umbanda em Articulação com os Povos de Terreiro do Grande Bom Jardim.

O Festival A Coisa Tá Preta 2023 é parte do I Festival Afrocearensidades do Governo do Ceará, através da Secult Secretaria da Cultura e da Secretaria de Igualdade Racial (Seir). Este festival vai contar com mais de 100 atividades em celebração à cultura negra em todo o estado do Ceará, incluindo shows, teatro, exposições, cinema, mesas de debates, feira de afroempreendedorismo, oficinas, formações e muito mais.

O festival também vai incluir encontros celebrativos nos territórios quilombolas e entregas significativas, como a assinatura do Decreto de Políticas Afirmativas de Fomento para a Cultura. O CCBJ está comprometido em fortalecer o movimento Afrocearensidades, com uma programação abrangente de 16 a 18 de novembro, celebrando a cultura, arte, estética e identidade das pessoas pretas.

A programação diversificada e plural do Festival vai incluir apresentações musicais, desfiles de moda, contação de histórias, exibições de cinema, feira de empreendedores locais, atividades de fortalecimento da cultura alimentar em parceria com as cozinhas comunitárias, além de atividades de arte educação com crianças e adolescentes do território, em parceria com diversos parceiros do Grande Bom Jardim, incluindo associações, ONGs e coletivos.

Além disso, o Festival visa difundir as questões étnico-raciais no território do Grande Bom Jardim com arte, cultura e promoção dos direitos humanos. A ação se irradia do CCBJ, buscando alcançar diversos territórios que se irmanam nesta temática, envolvendo um público de todas as idades. A Coisa Tá Preta integra o Festival Afrocearensidades, promovendo o fortalecimento das diversas expressões negras e unidade numa programação de atividades descentralizadas.

O festival ainda vai contar com uma série de oficinas, mostras de cinema, apresentações artísticas, celebrações do Dia Nacional da Umbanda, e uma variedade de atividades para crianças e adolescentes. Essa é uma ótima oportunidade para a comunidade celebrar a rica herança cultural africana e afro-brasileira. O CCBJ está comprometido em promover a igualdade racial, a diversidade e a inclusão, e o Festival A Coisa Tá Preta é uma prova viva desse compromisso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo