Festival Afrocearensidades celebra a cultura afrobrasileira em sua terceira semana com programação intensa e diversificada em todo o Ceará

Novembro Negro é celebrado com Festival Afrocearensidades
Por Jornalista

O Festival Afrocearensidades continua a celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará com uma programação intensa e diversificada. Em sua terceira semana, destacam-se eventos que promovem a cultura afrobrasileira, incluindo apresentações artísticas, debates e manifestações culturais religiosas. Com o apoio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Um dos destaques do Festival Afrocearensidades é a celebração da espiritualidade de matrizes africanas em vários municípios cearenses. Na quinta-feira (16), a partir das 9h, tem Literatura Expandida promovida pela Bece, com Poesia negra viva em circularidade: experiências poéticas da casa a mata do Quilombo, mediada por Vinicius Ferraz na Comunidade Quilombola, Serra do Evaristo, Baturité (CE). Também houve o lançamento do livro “Caminhos Encantados” de Maria Toinha e Marcos Antônio, com mediação de Patrícia Adjokê e Rosilene Ayres.

O Festival segue com uma série de programações, como a Palestra de Abertura “Negro Tema, negro Vida” com a professora Renata Felinto (NZINGA/URCA) no Átrio do Centro Cultural do Cariri, o Projeto “Visita Espetacular”, com o Instituto Teatro Público, no Theatro José Alencar, e o Festival “A Coisa tá Preta!” no Centro Cultural Bom Jardim, entre outros eventos que acontecerão também no fim de semana.

O público interessado pode conferir a programação completa do Festival Afrocearensidades nos links das bios dos perfis de Instagram da Seir e Secult e identificar o Selo Afrocearensidades, desenvolvido para indicar os mais de 100 eventos que fazem parte dessa grande mobilização integrada em fortalecimento da cultura negra.

O Festival Afrocearensidades é uma iniciativa importante para promover e preservar a cultura afrobrasileira, além de proporcionar reflexões e debates sobre a representatividade negra no Ceará. Com uma extensa variedade de atividades, o evento reforça a importância da valorização da herança africana e da luta contra o racismo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo