Projeto da Prefeitura de Fortaleza impulsiona crescimento econômico e geração de empregos na capital do Ceará, segundo dados do IBGE e do secretário de Desenvolvimento Econômico

Fortaleza, a maior economia do Nordeste e o terceiro maior gerador de empregos do Brasil, tem se destacado pelo crescimento econômico nos últimos anos. Os números mostram a melhoria significativa na qualidade de vida da população, com mais renda, acesso a comida, bens e serviços. A capital cearense tem sido impulsionada por programas de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e pela desburocratização de processos necessários para a abertura de novos negócios, como a emissão de alvarás de construção.

De janeiro de 2021 a setembro de 2023, Fortaleza gerou mais de 100 mil postos de trabalho com carteira assinada. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é o maior do Nordeste, alcançando R$ 65,1 bilhões, e a cidade está em 8º lugar entre as capitais do Brasil. As ações da Prefeitura, como o Programa Fortaleza + Futuro, em parceria com o Senac e o Senai, têm qualificado milhares de pessoas, com a meta de beneficiar até 15 mil até 2024. Além disso, o Programa Nossas Guerreiras tem fornecido crédito orientado para mulheres empreendedoras de baixa renda.

A cidade também tem facilitado a abertura de novos negócios, com a emissão recorde de 711 alvarás de construção em 2022 e 687 em 2023 até outubro. Isso mostra o ambiente propício para empreendimentos na cidade, facilitado pela governança digital eficiente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente. O reconhecimento internacional também tem sido evidente, com Fortaleza sendo considerada a 5ª melhor cidade do Brasil para visitar, viver e investir, pelo Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, e premiada como primeira colocada no Brasil no eixo Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities.

Os impactos dessas ações são visíveis na vida da população. Dina Gouveia, que trabalha no Sine Aldeota, relata diversas histórias de sucesso de pessoas que encontraram emprego graças à política de geração de empregos da Prefeitura. Ana Maria Lessa, matriculada no Programa Fortaleza + Futuro, destaca a importância da oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho e empreender. E Ana Vaneska Cândido, ao se inscrever no projeto Costurando o Futuro, vê nisso uma porta aberta para mudar de vida.

A progressão econômica de Fortaleza é um exemplo notável de como investimentos focados em capacitação, incentivo ao empreendedorismo e desburocratização podem gerar impactos significativos na vida das pessoas e na economia como um todo. A cidade mostra que, com políticas eficientes e oportunidades de qualificação, é possível impulsionar o desenvolvimento e proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo