Castelo Mourisco, no Rio, recebe projeção de frases antirracistas em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Castelo Mourisco, no Rio de Janeiro, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebeu nesta segunda-feira (20) uma iluminação especial com projeção de frases antirracistas em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O objetivo da iniciativa é fomentar e provocar reflexões na sociedade sobre questões que envolvem o racismo. A ação foi organizada pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz), criada em março deste ano.

Frases como “Ações afirmativas já”, “Racismo é crime”, “Fiocruz antirracista”, “Pela saúde da população negra” e “Ancestralidade e Resistência” foram projetadas no Castelo Mourisco, podendo ser vistas por quem passava pela Avenida Brasil, principal via que liga a região central do Rio de Janeiro às zonas norte e oeste da cidade.

A representante da Cedipa, Roseli Rocha, ressaltou a importância de dar visibilidade às pautas do movimento negro e o compromisso da Fiocruz com as práticas antirracistas. Ela também destacou que a população negra enfrenta os piores índices em questões relacionadas à violência, mercado de trabalho e saúde, como mortalidade materna e violência obstétrica.

Além disso, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, divulgou uma carta aberta à sociedade, manifestando o compromisso da instituição com a promoção da igualdade racial. Na carta, ele reforçou a importância do reconhecimento das desigualdades históricas que persistem na sociedade brasileira e o compromisso da Fiocruz em promover políticas inclusivas e enfrentar o racismo estrutural.

Hilda Gomes, também da Cedipa, ressaltou a importância de fortalecer e potencializar o mês de novembro negro, destacando que o Brasil ainda enfrenta altos índices de racismo. Ela observou que as ofensas raciais repercutem em violências concretas e simbólicas, afetando a população negra como um todo.

O evento no Castelo Mourisco e a carta aberta da Fiocruz demonstram o compromisso da instituição em promover a igualdade racial e enfrentar o racismo estrutural, reconhecendo as desigualdades históricas presentes na sociedade brasileira. A iniciativa visa a fomentar o debate sobre a questão racial e provocar reflexões sobre as desigualdades existentes no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo