Comissão da Câmara dos Deputados realiza seminário para debater políticas de combate ao trabalho escravo no Brasil.





Políticas de combate ao trabalho escravo são tema de seminário na Câmara dos Deputados

20/11/2023 – 08:51  

Divulgação/MPT

Local onde foi identificado trabalho análogo à escravidão

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados vai realizar seminário na quinta-feira (23) para debater as políticas de combate ao trabalho escravo no Brasil.

O objetivo do evento é discutir estratégias e ações que possam ser implementadas para coibir e eliminar o trabalho escravo no país.

O seminário, marcado para começar às 9 horas no plenário 12, contará com a presença de especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil que atuam na área. Serão debatidas: as lacunas na legislação brasileira que dificultam o combate ao trabalho escravo; a atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) na investigação e punição das empresas envolvidas; e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para a erradicação dessa prática criminosa.

Os requerimentos para a realização da audiência foram apresentados pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Reimont (PT-RJ) e Túlio Gadêlha (Rede-PE), que têm se destacado na luta contra o trabalho escravo no país.

“Casos recentes têm demonstrado que os mecanismos utilizados para o aliciamento de trabalhadores tem se aprimorado, bem como os métodos usados para impedir a reação daqueles submetidos a essa condição, chegando a usar choque elétrico e mesmo tornozeleiras eletrônicas”, declarou Correia durante a sessão que aprovou a realização do seminário.

Ele acrescenta ainda que as empresas que praticam esse crime têm buscado mecanismos de dissociação dos fatos “atribuindo a responsabilidade a terceiros, o que parece sugerir que os mecanismos coercitivos do Estado não são suficientes para coibir de forma eficaz tais práticas abjetas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo