Exposição em Brasília destaca a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira e alerta sobre o risco de extinção.




Exposição ressalta importância cultural dos jumentos na cultura brasileira

20/11/2023 – 16:33

Meninos brincando, tela de Cândido Portinari

Será aberta nesta terça-feira (21), às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, uma exposição para ressaltar a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira. O evento “O Jumento é Nosso Irmão” inclui pinturas de Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, xilogravuras do J. Borges e Ciro Fernandes, além de fotografias e literatura que ilustram a importância cultural dos jumentos.

O evento também contará com alguns palestrantes como o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), que teve a iniciativa do evento; a diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores, Vanessa Negrini; e os representantes da internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun.

Os retirantes do sertão, xilogravura de J. Borges

Jumentos correm risco
Os jumentos enfrentam grande ameaça proveniente do comércio de peles. Eles são capturados, comprados ou roubados e, em seguida, abatidos para que suas peles produzam um remédio tradicional chinês chamado ejiao.

Em 2022, a campanha Salve Jegue reuniu celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público para pedir o fim do abate de jumentos.

Atualmente, tramitam no Congresso dois projetos para acabar com o abate de jumentos: PL 5949/13 e PL 2387/22.

Da Redação – AC


Exposição ressalta importância cultural dos jumentos na cultura brasileira

Nesta terça-feira (21), às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, será aberta a exposição “O Jumento é Nosso Irmão”, que tem como objetivo destacar a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira. A mostra contará com pinturas de artistas renomados como Sergio Amorim, Sergio Bordim, Candido Portinari, xilogravuras do J. Borges e Ciro Fernandes, além de fotografias e literatura que evidenciam a relevância cultural desses animais.

Além das obras, o evento também trará palestras de importantes figuras, como o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), idealizador da exposição; a diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores, Vanessa Negrini; e os representantes da organização internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary, Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun.

Os jumentos enfrentam ameaças significativas devido ao comércio de peles. Eles são capturados, comprados ou roubados e, em seguida, abatidos para a produção de um remédio tradicional chinês chamado ejiao, que utiliza a pele desses animais. Em resposta a essa situação, a campanha Salve Jegue, realizada em 2022, mobilizou celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público em geral para pedir o fim do abate de jumentos.

Atualmente, existem dois projetos em tramitação no Congresso Nacional que visam acabar com o abate de jumentos: o PL 5949/13 e o PL 2387/22. A exposição “O Jumento é Nosso Irmão” busca, portanto, conscientizar a população sobre a importância cultural desses animais e sensibilizar as autoridades sobre a urgência de proteger os jumentos.

Por da Redação – AC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo