Radioagência Nacional lança o podcast “Imprensa Negra no Brasil” para abordar iniciativas de espaço para a população negra.

A Radioagência Nacional lançou hoje, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, o podcast “Imprensa Negra no Brasil”, que será publicado às segundas e sextas-feiras. A reportagem é de Rafael Cardoso, com adaptação, roteiro e montagem de Akemi Nitahara, que lideram o trabalho junto com a equipe da Radioagência Nacional e da EBC.

O primeiro episódio aborda os 190 anos de luta antirracista que liga o passado ao presente, marcando o lançamento do periódico “O Mulato”, que mais tarde passou a se chamar “O Homem de Cor”. Este jornal denunciava a discriminação racial contra pessoas negras livres, sem abordar a escravidão que ainda vigorava no país na época. Desde as primeiras publicações, os movimentos sociais e pesquisadores têm denunciado a abordagem policial racista e a criminalização de negros, que continua nos dias atuais, com os negros representando 68% da população carcerária no país, de acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os episódios seguintes do podcast vão abordar a história de Abdias Nascimento e o jornal “Quilombo”, a “Revista Tição” ontem e hoje, a TV Quilombo e jornalistas negros que desafiam as abordagens racistas da mídia tradicional nos tempos atuais.

Abdias Nascimento foi um importante líder afro-brasileiro, que em um discurso em praça pública no dia 20 de novembro de 1983, exigiu a participação de negros em posições de destaque no governo, nas forças armadas e no judiciário. Levou mais de 20 anos para que o Dia da Consciência Negra fosse instituído no Brasil, em memória da luta de Zumbi dos Palmares, e só em 2011 a data foi oficializada.

O primeiro episódio já está disponível em plataformas de áudio e no Youtube, com interpretação em Libras. O conteúdo do podcast visa apresentar iniciativas que deram voz à população negra no Brasil, levando e recebendo informações de uma perspectiva segmentada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo