Comissão do Senado discutirá PL que permite gestão de recursos de fundos constitucionais por instituições financeiras diferentes.




Audiência Pública para discutir autorização de gestão de recursos de fundos constitucionais por instituição financeira

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal está organizando uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 5.187/2019, que propõe a autorização da gestão de parte dos recursos dos fundos constitucionais por instituição financeira que não seja a administradora original. O intuito do debate é ouvir as posições do governo e dos bancos públicos a respeito desse tema que tem gerado discussão na Casa Legislativa. O requerimento para a audiência foi aprovado nesta terça-feira (21), porém a data específica para o evento ainda será definida. A proposta partiu do senador Jaques Wagner (PT-BA) e conta com o apoio do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O projeto, que está sob a relatoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), tem como objetivo incentivar a melhor utilização dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). No entanto, para o senador Wagner, a imposição do repasse mínimo de 40% a outros bancos, sem condicionantes objetivas e sem verificação de demanda por parte dessas instituições financeiras federais, pode prejudicar a política pública de fomento a essas regiões e propiciar má alocação de recursos.

Diversos representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Fazenda, assim como dos Bancos do Brasil, da Amazônia e do Nordeste, serão convidados para participar do debate e expor suas opiniões a respeito do PL 5.187/2019.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo