Fortaleza sediará IV Seminário das Arboviroses do Nordeste para discutir estratégias de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, representantes das nove capitais nordestinas estarão reunidos em Fortaleza no IV Seminário das Arboviroses do Nordeste. O evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como objetivo fomentar o diálogo sobre políticas públicas sustentáveis para prevenção, controle vetorial e combate das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O evento será realizado no Hospital da Mulher (Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann).

O seminário busca promover a troca de experiências exitosas no controle vetorial, manejo clínico, educação em saúde, inovação tecnológica e participação efetiva da sociedade civil, visando beneficiar o território nacional. Além disso, com foco em evitar óbitos por arboviroses, o encontro fomentará ideias inovadoras voltadas à vigilância epidemiológica e pesquisa científica.

Entre as atividades programadas, haverá explanação dos dados epidemiológicos de Fortaleza e os avanços alcançados pelo poder público municipal, incluindo a conquista de 11 anos sem processos epidêmicos de dengue na capital cearense.

Além disso, está programada uma palestra com Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS), que abordará a temática: “Cenários, desafios e caminhos para o avanço do controle e eliminação das enfermidades negligenciadas no Brasil.”

Uma mesa redonda com profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, técnicos da área assistencial, acadêmicos e representantes da iniciativa privada também está prevista. A pluralidade das regiões envolvidas e dos setores da sociedade convidados ao debate visa analisar os dados alarmantes de mais de 1,5 milhão de casos e mil óbitos de dengue registrados no país somente em 2023, além dos frequentes processos epidêmicos e o avanço do vetor no território brasileiro.

Está confirmada a presença do secretário da SMS, Galeno Taumaturgo, do coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Morais, e do secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), além de outros representantes do poder público e pesquisadores especialistas na área.

O seminário também debaterá o alerta nacional para o sorotipo 3 da dengue, que já possui quatro casos confirmados, sendo três em Roraima e um no Paraná. Não há registros desta tipologia em Fortaleza, portanto é importante manter a vigilância.

Em relação aos números das arboviroses, entre janeiro e outubro de 2023, foram confirmados 5.091 casos de dengue em Fortaleza e 02 óbitos. Além disso, foram 303 casos de chikungunya e nenhuma confirmação de Zika no mesmo período. Os bairros que apresentam atualmente maior quantidade de casos estão localizados nas Regionais de Saúde I, II, III e IV, a exemplo da Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Vicente Pinzon, Cais do Porto, Pici, Bela Vista, Jardim América, Bom Futuro, Parreão, Montese e Vila União.

No caso de espaços públicos ou terrenos abandonados que possuem irregularidades, como possíveis focos do mosquito, a Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para denúncias na sede das Regionais ou por meio do 156.

O IV Seminário das Arboviroses do Nordeste acontecerá no Auditório do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann – Hospital da Mulher de Fortaleza, das 8h às 17h, nos dias 22 a 24 de novembro. Trata-se de uma oportunidade importante para discussão e troca de experiências a respeito das arboviroses e medidas de prevenção e controle.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo