Implantação de novo binário na Av. Francisco Sá e Rua Monsenhor Dantas em Fortaleza visa reduzir riscos de acidentes e conflitos.

A Prefeitura de Fortaleza está anunciando o início da implantação de um novo binário na Av. Francisco Sá e Rua Monsenhor Dantas, localizadas no bairro Jacarecanga. A medida tem como principal objetivo a redução de conflitos e riscos de acidentes, especialmente envolvendo pedestres.

De acordo com as autoridades responsáveis, a intervenção implica na alteração do sentido de operação da Av. Francisco Sá, que passará a funcionar no sentido leste-oeste no trecho compreendido entre a Rua Adriano Martins e Pedro Clemente Fernandes. Já a Rua Monsenhor Dantas continuará operando no sentido contrário, ou seja, oeste-leste. A previsão é que a nova configuração do trânsito na região entre em vigor na próxima semana, assim que os serviços estiverem concluídos.

Como parte da mudança, o fluxo de ônibus que atualmente trafega no contrafluxo da Av. Francisco Sá será transferido para a Rua Monsenhor Dantas. Ao todo, 11 linhas de ônibus serão impactadas com o desvio do itinerário.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), inclui melhorias no pavimento, na sinalização e a implementação de uma ciclofaixa bidirecional na Av. Francisco Sá, entre a Av. Filomeno Gomes e Rua Padre Anchieta, possibilitando a conexão entre as infraestruturas cicloviárias já existentes nas ruas José Jatahy e Padre Anchieta.

Além disso, está prevista a readequação da velocidade de 40 km/h nas ruas Monsenhor Dantas e Padre Clemente Fernandes, juntamente com o alargamento de calçadas, extensão de passeio e esquinas seguras. Os dados mostram que, de janeiro de 2019 a junho deste ano, ocorreram 77 acidentes com vítimas na Av. Francisco Sá, sendo nove atropelamentos.

“Com esse pacote de ações, vamos aumentar a segurança viária e melhorar a circulação no local. Nosso dever é preservar a vida de todos, sobretudo, de quem é mais frágil no trânsito”, destaca Antônio Ferreira, superintendente da AMC.

As linhas de ônibus impactadas com o desvio de itinerário são: (32) Av. Borges de Melo/Papicu II, (35) Corujão/Av. Paranjana II, (42) Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu, (70) Cuca Barra/Parangaba, (106) Floresta/Centro, (110) Vila do Mar/Centro, (111) Jardim Iracema, (112) Álvaro Weyne/Centro, (114) Cj. Nova Assunção/Francisco Sá, (115) Jardim Guanabara/Centro e (140) Vila do Mar/Centro II/ES.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo