SDA capacita entidades para programa de cisternas que beneficiará comunidades rurais do Ceará

Ontem, terça-feira (21), foi dado início ao encontro de planejamento entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e as entidades executoras do Programa de Cisternas. O encontro se estenderá até quarta-feira (22), e durante esses três dias, 12 associações selecionadas debaterão o processo de execução do Edital de Chamada Pública nº 015/2023, que prevê a construção de 2,5 mil cisternas em comunidades e escolas rurais do interior do Ceará.

O titular da SDA, Moisés Braz, abriu o encontro na segunda-feira (20) e ressaltou a importância do programa de cisternas para os cearenses. Ele expressou sua satisfação em trabalhar com uma política social que beneficia a população, agradecendo o esforço das 12 entidades selecionadas. Além disso, as entidades contratadas para o programa receberam capacitação sobre todos os processos durante os três dias do encontro.

As cisternas serão construídas em 56 municípios do estado, priorizando povos e comunidades tradicionais, como indígenas, ribeirinhos, quilombolas e pescadores. Com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a meta da SDA é instalar 2.000 cisternas de placa de 1ª água (16 mil litros), 458 cisternas escolares e 66 cisternas calçadão (ambas de 52 mil litros).

As cisternas estão divididas em 12 lotes e beneficiarão escolas públicas e famílias de baixa renda localizadas na zona rural e afetadas pela seca ou pela falta regular de água. Durante os três dias de encontro, os representantes das entidades selecionadas debateram e planejaram todas as ações necessárias para cumprir o cronograma do programa de cisternas.

A representante da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA, Odalea Severo, destacou as etapas do programa de cisternas. Ela ressaltou que o encontro serviu para reunir as entidades e traçar um planejamento, alinhando todas as etapas e ações que serão estruturadas. Na quarta-feira (22), está prevista a assinatura dos contratos das 12 entidades, com o objetivo de acelerar a execução do programa que beneficiará as comunidades rurais do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo