Vacinação infantil será intensificada no Ceará em dezembro, anuncia Secretaria da Saúde em live sobre importância da imunização

No último dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia Mundial da Criança, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou a intensificação da vacinação para o público infantil no Estado. A iniciativa tem o objetivo de garantir a imunização das crianças e promover o bem-estar infantil. A divulgação foi feita pela titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges, durante uma transmissão ao vivo realizada no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Durante a live, que teve como tema “Importância da vacinação no bem-estar das crianças”, Ana Karine Borges ressaltou a inclusão do imunizante contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças a partir de 2024, na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. O esquema vacinal completo contará com três doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados.

Além disso, a gestora da Coimu destacou que as estratégias de vacinação serão definidas pelos municípios, considerando as particularidades de cada região, mas com diretrizes centrais definidas pelo Estado. Dentre as estratégias recomendadas estão a vacinação casa a casa, busca ativa de crianças com esquema em atraso e mobilização nas unidades de saúde.

O “Dia D” de vacinação está previsto para 9 de dezembro e recomenda-se a abertura das salas de vacinas e postos estratégicos. Ana Karine ressaltou a importância de disponibilizar a vacinação em horários diferenciados, como aos sábados, para promover a atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes, levando em consideração a falta de tempo dos pais e responsáveis.

O evento on-line contou ainda com a participação da médica pediatra Jocileide Sales, do chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar, e da assessora técnica da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep) da Sesa, Pâmela Linhares. Eles reforçaram a importância da informação e da vacinação para garantir a saúde e o bem-estar das crianças.
O Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro, foi estabelecido em 1954 com o objetivo de promover a conscientização e a melhoria do bem-estar das crianças de todo o mundo. Essa data é uma ação anual do Unicef para os pequenos. Ainda que tenha havido avanços nos indicadores de saúde infantil, é necessário ampliar o enfrentamento das iniquidades relacionadas às condições de saúde e garantir o cumprimento dos compromissos do País diante das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2030 (ODS). Entre essas metas está o direito de receber gratuitamente imunizantes indicados no calendário básico de vacinação. Por isso, a intensificação da vacinação para o público infantil é uma medida essencial para garantir a saúde e o bem-estar das crianças no Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo