Prefeitura de Fortaleza entrega equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida e prevê zerar fila de espera para o benefício.

O prefeito Sarto participou da entrega, nesta quarta-feira (22/11), da segunda remessa de equipamentos de auxílio para pessoas com mobilidade reduzida, entre órteses, próteses e cadeiras de rodas. Foram entregues, em evento no Ginásio Aécio de Bora, 419 aparelhos que irão beneficiar 336 pessoas. A previsão é de que até o próximo ano a fila de espera para o benefício, que tem 11 anos, seja zerada.

Durante o evento, Sarto ressaltou a importância da entrega para os beneficiados, destacando o tempo de espera das pessoas na fila, que desde 2012 aguardavam por estes equipamentos. Esta é a primeira vez na história da Prefeitura que são feitas duas entregas volumosas no mesmo ano. O prefeito ressaltou que a fila é dinâmica, pois surgem mais pessoas precisando de uma órtese, uma prótese ou uma cadeira de rodas, mas garantiu que a meta é zerá-la até o próximo ano.

Os equipamentos entregues foram produzidos sob medida para cada usuário, visando o total conforto e adaptação. Das 419 auxílios entregues, 307 são cadeiras de rodas adulto e infantil, incluindo motorizadas, além de 50 próteses e 62 órteses. O titular da Saúde, Galeno Taumaturgo, explicou que nas policlínicas, o especialista faz toda a avaliação e as medidas dos pacientes, para que atenda a sua necessidade exata, e ressaltou a importância do acompanhamento para garantir o conforto e qualidade de vida dos beneficiados.

O intuito da Prefeitura de Fortaleza é zerar a fila de espera por auxílio para locomoção, entre os anos de 2012 e agosto de 2023. No total, serão 2.309 equipamentos de auxílio entregues e 1.249 fortalezenses beneficiados, com um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. José Ary, um dos beneficiados, ressaltou a importância de receber uma nova órtese metálica para a sua perna, que acompanha sua vida desde a infância, tornando essencial a renovação.

A gestão realizou um mapeamento dos que aguardavam os equipamentos, chegando a localizar 714 pessoas que estão entre os beneficiados. Até o momento, a Prefeitura já entregou 1.034 auxílios, buscando cumprir a meta de zerar a fila entre os anos de 2012 e agosto de 2023.

Além disso, a Prefeitura está realizando a entrega de medicamentos e insumos, de forma domiciliar, para pacientes com lesão medular, por meio dos Tuk-Tuks dos remédios. A adesão para que haja recebimento domiciliar ocorre de forma voluntária e visa a evitar deslocamentos, reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporcionar mais tempo aos cuidados do paciente por parte dos familiares e responsáveis.

Os equipamentos foram entregues de forma personalizada e visam garantir o conforto e a qualidade de vida dos beneficiados, de forma a atender as necessidades específicas de cada pessoa. Com mais de 1.000 pessoas já beneficiadas e a previsão de zerar a fila de espera até o próximo ano, a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza demonstra o comprometimento em garantir o acesso à saúde e à mobilidade para todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo