Secretário do Desenvolvimento Agrário assina contratos do Projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024, investimento de R$ 26 milhões

Na manhã desta quinta-feira (24), o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, assinou os contratos do projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024, no auditório da SDA, em Fortaleza. Com um investimento de R$ 26 milhões, o projeto tem como objetivo disponibilizar sementes e mudas de alto padrão genético para aumentar a produção junto aos agricultores/as familiares cearenses.

Na solenidade, Moisés Braz ressaltou a importância do projeto para fortalecer as comunidades do campo, destacando que o investimento é financiado totalmente pelo Tesouro do Estado. Além disso, o secretário anunciou a introdução de novos tipos de sementes que não estavam disponíveis na safra passada, como semente de capim, feijão e algodão, entre outras.

A expectativa da SDA é atender 156 mil agricultores em 182 municípios do estado, com a distribuição de sementes de milho híbrido, milho variedade, sorgo forrageiro, algodão e capim, além de mudas de cajueiro anão, aroeira, sabiá, palma e maniva. A distribuição das sementes deve acontecer a partir de dezembro deste ano.

O projeto Hora de Plantar conta com a parceria da Ematerce e das secretarias municipais de Agricultura, que irão auxiliar na execução e assistência técnica, garantindo o sucesso do projeto. Este ano, o projeto também ampliou sua distribuição para 25 municípios, incluindo sementes de algodão e bioinsumos.

Como representante dos fornecedores de sementes e mudas do projeto, Berchmans Martins celebrou a assinatura dos contratos, ressaltando que o projeto fortalece os produtores de sementes do Estado e o torna referência de qualidade na região nordeste.

Com 36 anos de existência, o Hora de Plantar continua a proporcionar incrementos significativos da produtividade agrícola e consequentemente, no aumento da renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. Além disso, o projeto tornou-se uma Política Pública de Estado destinada ao fomento à produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar.

Dessa forma, o Governo do Ceará reforça seu compromisso com a agricultura, os pequenos produtores e o desenvolvimento do campo, investindo em projetos como o Hora de Plantar para impulsionar a produção agrícola e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo