Evento Aquilombar promove empreendedorismo afro-brasileiro na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, neste fim de semana

O evento Aquilombar, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio), terá como foco o empreendedorismo no segmento afro-brasileiro. A iniciativa acontecerá neste sábado (25) e no domingo (26), das 10h às 18h, na Praça Mauá, região central da capital do estado.

Em homenagem ao mês dedicado ao movimento negro e ao Dia da Consciência Negra, a escolha da Praça Mauá se deu por ser um território marcado pela herança africana. O evento, que é gratuito, está com inscrições abertas pelo link disponível no site do Sebrae Rio.

Dados levantados pelo Sebrae Rio revelam que, no primeiro trimestre de 2023, 51,5% dos empreendedores do estado do Rio são negros, sendo que 75% deles possuem negócios na informalidade. Além disso, o rendimento médio dos negros donos de negócios é 32% inferior ao dos empreendedores brancos. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, os negros movimentam mais de R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil.

O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, destacou a importância do evento para fomentar a diversidade na economia, afirmando que “só com apoio à diversidade teremos uma economia mais criativa e inovadora”. A programação do Aquilombar incluirá rodas de conversa, atrações musicais, feira de produtos afroempreendedores, oficinas, palestras, barbeiro, trancista, e atrações culturais como o Baile Charme do Viaduto de Madureira, o Jongo Caxambú do Salgueiro e a roda de samba Só Damas.

Além disso, o público terá a oportunidade de participar de oficinas sobre o uso das mídias digitais, estratégias para aumentar as vendas, formalização como microempreendedor individual (MEI) e acesso ao crédito. O evento busca promover a divulgação da cultura afro-brasileira por meio dos produtos, comidas e serviços oferecidos pelos empreendedores locais, bem como estimular o desenvolvimento empresarial neste segmento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo