Alunos da Rede Cuca representarão Fortaleza na Comic Con Experience com lançamento de antologia de quadrinhos.

Jovens talentosos da Rede Cuca de Fortaleza terão a oportunidade de representar a capital cearense no maior evento de cultura pop do mundo, o Comic Con Experience (CCXP), que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro na cidade de São Paulo. Doze alunos foram selecionados para fazer o pré-lançamento da “MAH! Antologia de Quadrinhos da Rede Cuca”, que reúne 30 histórias em quadrinhos criadas pelos estudantes do Laboratório Criativo de Quadrinhos da Rede Cuca.

Essa iniciativa é fruto de um curso intensivo de quadrinhos, ministrado nos Cucas Pici e Mondubim, entre os meses de agosto e outubro de 2023, em parceria com as editoras Mino e Chiaroscuro. Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas, práticas e mentoria para desenvolver seus conteúdos.

Os alunos que irão representar Fortaleza no CCXP foram escolhidos com base em seu desempenho no curso, no portfólio de atividades desenvolvidas e em critérios de representatividade e diversidade, para que pudessem ser verdadeiros representantes da juventude de Fortaleza.

A antologia traz diversas criações dos mais novos quadrinistas, sem um tema central, refletindo as realidades e cotidianos dos jovens. A produção contou com a mentoria dos renomados quadrinistas Janaina de Luna e Pedro Cobiaco, ligados à Editora Mino, que acompanharam todo o processo de formação. O produto final, intitulado “MAH!”, busca representar a juventude fortalezense na sua forma de expressão e de se sentir representada na cidade.

Uma das alunas selecionadas, a estudante de artes visuais Rayane Araújo, demonstrou grande entusiasmo com a oportunidade de participar do evento em São Paulo. Ela investiu tempo na universidade participando de diversos projetos que envolviam desenho, mas nunca havia feito um curso específico para aprender e produzir quadrinhos do zero.

A formação de quadrinistas da Rede Cuca é totalmente gratuita e proporciona aulas presenciais e on-line, introduzindo os alunos na linguagem dos quadrinhos e explorando a formação do autor e as implicações de uma criação autoral consciente do processo criativo, contando com o apoio de mentores.

Esses jovens talentosos têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e representar Fortaleza no CCXP, promovendo a cultura pop e o talento artístico local. Essa iniciativa é um orgulho para a cidade e mostra o potencial criativo e artístico dos jovens de Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo