CCBJ realiza exibição dos processos investigativos da turma do Laboratório de Pesquisas 2023 durante evento aberto ao público gratuito.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está realizando uma exibição dos processos investigativos da turma do Laboratório de Pesquisas 2023. A exibição estará aberta ao público, acontecendo no CCBJ de 29 de novembro a 1º de dezembro e terá entrada gratuita e acessível em Libras.

Promovendo uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em artes, a Escola de Cultura e Artes do CCBJ realiza a exibição de trabalhos que representam a proposta de investigação e desenvolvimento de projetos de pesquisa que se desdobram a partir de inquietações teóricas ainda não exploradas pelos pesquisadores ou de processos investigativos já em desenvolvimento. Ao longo de cinco meses, de julho a novembro, os LABS CCBJ tiveram a vigência de 10 projetos, sendo 2 para cada um dos segmentos, que serão apresentados na Partilha Final do Laboratório de Pesquisa da Escola de Cultura e Artes.

As obra apresentadas variam em linguagem e tema, mostrando uma grande diversidade de abordagens e linhas de pesquisa. Teremos, por exemplo, um projeto que busca lançar luz na memória audiovisual e estética da produção periférica, abordando a relação entre preservação e acesso ao audiovisual do Grande Bom Jardim. Outra obra discute maneiras de criar a partir de uma perspectiva inclusiva e acessível, bem como uma pesquisa que aborda a cultura digital e a educação, analisando as influências da cultura digital no processo educacional.

Além das artes visuais, a população negra é um dos focos de estudo de um dos projetos, que se debruça sobre a poética do uso e feitura das tranças, destacando a performance desses artistas como pontes transatlânticas de acesso à ancestralidade e ao afrofuturo.

Outro ponto de destaque é uma pesquisa em dança que investiga as relações entre corpo e tecnologia, com a finalidade de abordar disparidades sociais, noções de desenvolvimento e refletir sobre limiares entre natural e artificial.

Há também projetos de cunho mais social, que buscam estudar a relação entre a falta de segurança de dados e pessoas em estado de vulnerabilidade, bem como um projeto que visa mapear e identificar os artistas, grupos, coletivos e produtores de música que atuam no território do grande Bom Jardim.

Portanto, a exibição dos trabalhos provenientes do Laboratório de Pesquisa da Escola de Cultura e Artes do CCBJ promete ser uma experiência rica em diversidade e relevância, trazendo à tona questões importantíssimas relacionadas à arte, educação, memória, tecnologia e inclusão social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo