Levantamento da Setur-CE revela perfil e avaliação positiva de turistas no Cariri

Levantamento da Secretaria do Turismo (Setur-CE) revela que a região do Cariri, no Ceará, tem se destacado como destino turístico, atraindo principalmente visitantes acompanhados de suas famílias. A pesquisa, realizada entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, apontou que cerca de 60% dos visitantes estavam acompanhados de familiares, e todos afirmaram que pretendem retornar à região.

A religiosidade foi apontada como o principal motivo da viagem por 69% dos entrevistados, seguido por 10% que mencionaram o comércio e 7,4% que viajaram para visitar parentes ou amigos. Outros motivos, como trabalho e saúde, também foram citados.

Quanto aos meios de transporte utilizados, 74,1% dos visitantes chegaram à região de ônibus, enquanto 21,5% optaram por automóvel. Avião, van e motocicleta completam o ranking dos meios de transporte mais utilizados. Já em relação às hospedagens, pousadas e ranchos foram as opções mais populares, escolhidas por 77,2% dos turistas, seguidas por hotéis e resorts, com 11%, e casas de parentes e amigos, com 6,6%. A média de permanência dos turistas na região foi de 4 dias.

Os estados da região Nordeste foram os maiores emissores de turistas para o Cariri, com destaque para Pernambuco, que representou 49% dos visitantes. Além disso, a pesquisa revelou que o gasto médio total dos turistas ficou em torno de R$ 1.063,45, distribuídos em hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento e compras.

A pesquisa também buscou avaliar o que os turistas acharam dos atrativos da região. Os passeios oferecidos, os atrativos naturais, a hospitalidade, a sinalização urbana turística e a qualidade ambiental foram os aspectos mais bem avaliados, com 79,5% de satisfação geral.

Diante dos resultados obtidos, a região do Cariri se mostra como um destino turístico promissor, atraindo visitantes principalmente por sua religiosidade e pela diversidade de atrativos naturais. Com um alto índice de satisfação por parte dos turistas, a expectativa é de que o turismo na região continue a crescer e a se desenvolver nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo