Projeto “Performance de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes

No próximo dia 29 de novembro, às 19h, o projeto “Performance de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” será apresentado no pátio da Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza. O evento, que é gratuito e aberto ao público, faz parte da 11ª edição do Laboratório de Dança da escola, que é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará.

Desenvolvido pelas artistas Tayana Tavares, Mara Nívea, Thamira Reis, Xênia Melo e Loriz Severino, o projeto tem como objetivo investigar o corpo da mulher negra em performances artísticas de pole dance, dialogando sobre o papel da arte na construção do empoderamento e reafirmação de territórios de existência e resistência.

As artistas utilizam o corpo da mulher negra como ponto de partida e elemento performativo de composição dramatúrgica em dança por meio do pole dance, realizando acrobacias em uma barra vertical de aço, buscando novas possibilidades de diálogo com a contemporaneidade. Para elas, o pole é uma crítica aos códigos patriarcais de moralidade e estética.

O projeto faz parte das Rotas de Criação, que são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental. As Rotas de Criação permitem que os artistas compartilhem seus projetos em desenvolvimento com o público, em formatos como ensaios abertos, experimentos cênicos, exposições, palestras e rodas de conversa.

Financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes conta com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola. Além disso, a escola oferece espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em diferentes linguagens, como Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Dentro desses laboratórios, os artistas selecionados recebem orientação de tutores e tutoras e participam de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses.

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, oferecendo cursos básicos e técnicos, além de laboratórios de criação gratuitos. Desde sua criação, em 2013, a escola desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro.

Portanto, não perca a oportunidade de prestigiar o projeto “Performance de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” nas Rotas de Criação do Laboratório de Dança, que será realizado no pátio da Porto Iracema das Artes, com entrada gratuita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo