Secretaria da Proteção Social promove capacitação para atendimento a povos originários e comunidades tradicionais no Ceará.

A Secretaria da Proteção Social (SPS) está promovendo a segunda capacitação para gestores e técnicos de diversas coordenadorias da Pasta, com o objetivo de melhorar o atendimento e acesso dos povos originários e comunidades tradicionais aos serviços socioassistenciais. Estima-se que 80% dos municípios cearenses contem com esses grupos populacionais, e, por isso, a capacitação se torna uma ação crucial para aprimorar o trabalho com essas comunidades.

O encontro, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, contará com a presença de 50 gestores e técnicos da SPS, além de representantes de povos de terreiro e comunidades originárias. A abertura das atividades terá a presença da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; do secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes; e da coordenadora de Gsuas, Célia Melo.

Durante a capacitação, haverá palestras e vivências sobre inclusão religiosa, justiça restaurativa, círculos de construção de paz, além de rodas de conversas sobre acolhimento, respeito e desconstrução do racismo religioso. Além disso, o grupo visitará a comunidade do Terreiro Escola Ilé Asé Obá Oladeji do Babalorixá Lincolny, em Maracanaú, e o Terreiro Ogum Megê da Mestra da Cultura Mãe Zimá, no bairro Siqueira, em Fortaleza.

A coordenadora de Gsuas, Célia Melo, ressalta a importância de potencializar o assessoramento e a qualificação das equipes técnicas, visando o aprimoramento do trabalho social desenvolvido com as famílias, para superação de suas vulnerabilidades e prevenção de situações de preconceitos e riscos pessoais e sociais.

Acredita-se que essa capacitação terá um impacto positivo no atendimento e acolhimento das comunidades tradicionais e originárias, contribuindo para a melhoria da execução das políticas públicas da Secretaria da Proteção Social. A expectativa é de que as técnicas aprendidas durante o encontro sejam aplicadas nas diferentes regiões do estado, melhorando a qualidade de vida e o acesso a serviços socioassistenciais dessas populações.

Para quem tiver interesse em participar, a capacitação acontecerá no auditório da SPS, localizado na Rua Soriano Albuquerque, 230, Bairro Joaquim Távora, nos dias 28 e 29 de novembro, com início às 8 horas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo