Comissão de Assuntos Econômicos aprova indicação de diretores do Banco Central e debate autonomia da instituição.







Aprovação dos diretores do Banco Central

Comissão de Assuntos Econômicos aprova indicação de diretores do Banco Central

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (28) a indicação dos economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti para os cargos de diretores do Banco Central. As mensagens MSF 78/2023 e MSF 79/2023 seguirão para o Plenário para votação.

Durante a sabatina na CAE, os dois indicados defenderam veementemente a autonomia do Banco Central. Paulo Picchetti afirmou que a independência da autoridade monetária “foi uma escolha democrática e deve ser respeitada.” Teixeira reforçou a necessidade do diálogo democrático entre a instituição e o Palácio do Planalto, mas salientou a importância de garantir a independência para tomar decisões técnicas que honrem a concessão de autonomia e entreguem os melhores resultados possíveis para o país.

Os indicados também destacaram a importância do controle da inflação e dos preços para beneficiar a população como um todo, incluindo os mais vulneráveis. Além disso, enfatizaram que a autonomia não os exime de críticas, que consideram como naturais e bem-vindas em uma democracia.

Currículos dos indicados

Rodrigo Alves Teixeira é graduado, mestre e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como analista do Banco Central desde 2002. Paulo Picchetti, por sua vez, é formado em Economia pela PUC-SP, com mestrado na USP e doutorado na University of Illinois (Estados Unidos). Ele é pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e atua como professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A sabatina foi conduzida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com a participação dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Wellington Fagundes (PL-MT) na arguição dos indicados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo