Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos celebra 50 anos do Centro de Línguas com evento cultural

No dia 30 de novembro, o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) irá comemorar os 50 anos do Centro de Línguas, em um evento que acontecerá na sede do órgão a partir das 8h da manhã. O Centro de Línguas oferece cursos de línguas estrangeiras como inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês, e tem sido uma referência no ensino de idiomas na cidade de Fortaleza.

A celebração de aniversário contará com uma programação diversificada relacionada à cultura dos idiomas lecionados no Centro de Línguas do Imparh. Haverá apresentações artísticas, salas temáticas, exposições e comidas típicas representando as línguas ensinadas. Atualmente, o Centro de Línguas tem mais de 2 mil alunos matriculados, e o Imparh realiza seleções para novos alunos a cada semestre.

Segundo a presidente do Imparh, Débora Marques, o aniversário do Centro de Línguas é uma data que reflete o valor histórico e social da instituição, que se tornou referência no ensino de idiomas em Fortaleza. Ela reforça que a comemoração é um momento de orgulho para alunos e professores, que são os principais protagonistas desses 50 anos de história.

O Centro de Línguas teve início em agosto de 1973, na Escola Municipal Filgueiras Lima, onde inicialmente funcionava como um centro interescolar que completava a grade curricular das línguas inglesa e francesa. Em março de 1974, os cursos de inglês e francês foram consolidados como extracurriculares para todos os alunos da escola, e as aulas foram transferidas para as instalações do Imparh. A partir de então, o curso passou a ser conhecido como Centro de Línguas da Funefor. Em 1978, novos cursos de português, espanhol e alemão também foram abertos nos três turnos.

Ao longo dos anos, o Centro de Línguas passou por mudanças significativas, incluindo alterações na nomenclatura e transferências de vinculação para diferentes órgãos municipais. O Imparh, atualmente responsável pelo Centro de Línguas, continuará seu compromisso de oferecer educação de qualidade e promover a diversidade cultural através do ensino de idiomas. A celebração dos 50 anos é um marco importante na história do Centro de Línguas e reflete seu impacto positivo na comunidade de Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo