Parque do Caracol em Canela passa a ser administrado pela iniciativa privada após sanção presidencial




Parque do Caracol passa a ser administrado pela iniciativa privada em 2022

29/11/2023 – 11:24  

Rita Souza/Prefeitura de Canela

Parque do Caracol passa a ser administrado pela iniciativa privada em 2022

Foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29) a Lei 14.738/23, que concede ao município de Canela (RS) o título de Capital Nacional dos Parques Temáticos. A norma é oriunda do projeto PL 4852/20, do deputado Bibo Nunes (PL-RS).

Canela tem uma área de 255 Km² e cerca de 45 mil habitantes, de acordo com o IBGE. A cidade concentra 22 parques temáticos, dos mais variados tamanhos e conteúdos. “Esse investimento começou em 1973, com a fundação do
Parque Estadual do Caracol, maior cartão-postal da Serra Gaúcha”, destacou o deputado.

“O fluxo decorrente da visitação aos parques de Canela propicia ganhos nas economias locais dos demais municípios em seu entorno na Serra Gaúcha”, acrescentou.

Por João Silva
Com informações da Agência Senado


Parque do Caracol passa a ser administrado pela iniciativa privada em 2022

No dia 29 de novembro de 2023, foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, a Lei 14.738/23, concedendo ao município de Canela (RS) o título de Capital Nacional dos Parques Temáticos. A norma originou-se do projeto PL 4852/20, do deputado Bibo Nunes (PL-RS) e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.

Com uma área de 255 km² e cerca de 45 mil habitantes, Canela é conhecida por concentrar 22 parques temáticos, de tamanhos e conteúdos variados. Segundo o deputado Bibo Nunes, esse investimento começou em 1973, com a fundação do Parque Estadual do Caracol, que se tornou o maior cartão-postal da Serra Gaúcha.

De acordo com o IBGE, o fluxo de visitantes aos parques de Canela tem propiciado ganhos nas economias locais dos demais municípios em seu entorno na Serra Gaúcha. Com isso, a cidade se destaca como um importante polo turístico na região.

A partir de 2022, o Parque do Caracol passará a ser administrado pela iniciativa privada, o que representa uma nova fase para esse importante ponto turístico. A entrada de investimentos privados tende a promover melhorias e inovações na infraestrutura do parque, oferecendo novas experiências e atraindo ainda mais visitantes.

Com a concessão do título de Capital Nacional dos Parques Temáticos, Canela reforça sua posição como um centro de entretenimento e lazer, oferecendo opções diversificadas para turistas de todas as idades. O impacto positivo desse título certamente será sentido não apenas no município, mas em toda a região da Serra Gaúcha.

Por João Silva
Com informações da Agência Senado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo