O Spaece, voltado para alunos do Ensino Fundamental, inclui a aplicação de provas para o 2º ano na vertente Spaece-Alfa, que avalia o nível de leitura dos estudantes. Durante a semana, as escolas de Fortaleza se mobilizaram para motivar os estudantes na realização do exame.
Para a secretária Dalila Saldanha, a aplicação das provas de alfabetização consolidou o processo de letramento das crianças, e ela demonstrou otimismo em relação aos resultados que serão obtidos, com base na motivação dos alunos e na dedicação dos professores ao longo do ano letivo.
Neste ano, o Spaece contemplou um total de 56.940 alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação das provas teve início na terça-feira (28/11) com os estudantes do 9º ano, e na quarta-feira (29/11), foi a vez dos alunos do 5º ano das escolas municipais.
A preparação para o Spaece começa desde o primeiro dia de aula, com as escolas trabalhando o ano inteiro na melhoria da aprendizagem dos alunos. A Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a Caravana Aprender+ como parte das ações pedagógicas, visando fortalecer o ensino para as avaliações externas.
A professora Geórgia Siqueira, da EM Francisco Edilson Pinheiro, no Vila Velha, celebrou o desempenho dos alunos no Spaece e destacou a importância da avaliação como uma forma de demonstrar o aprendizado dos estudantes. Ela ressaltou a felicidade em acompanhar o crescimento dos alunos e a importância de vê-los sendo alfabetizados na idade certa.
Os resultados de 2022 mostraram que Fortaleza manteve um nível desejável de alfabetização, o que é um motivo de comemoração para a educação municipal. A cidade está em um nível desejável de alfabetização na idade certa pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com os resultados que avaliaram 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas municipais e estaduais no ano passado.
O Spaece, implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais. O sistema é fundamental para acompanhar e avaliar o desenvolvimento educacional dos estudantes, bem como para orientar a tomada de decisões e ações para a melhoria constante da qualidade da educação básica no estado.