Escolas de Fortaleza se preparam o ano todo para o Spaece de 2023, com 18 mil alunos participando do exame.

Nesta quinta-feira (30/11), mais de 18 mil estudantes da capital cearense, Fortaleza, participaram do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2023. Dentre eles, Luane dos Santos, aluna da Escola Municipal Prof. José Rebouças Macambuca, afirmou que seu sucesso na prova foi fruto de muito estudo e da ajuda dos professores ao longo do ano.

O Spaece, voltado para alunos do Ensino Fundamental, inclui a aplicação de provas para o 2º ano na vertente Spaece-Alfa, que avalia o nível de leitura dos estudantes. Durante a semana, as escolas de Fortaleza se mobilizaram para motivar os estudantes na realização do exame.

Para a secretária Dalila Saldanha, a aplicação das provas de alfabetização consolidou o processo de letramento das crianças, e ela demonstrou otimismo em relação aos resultados que serão obtidos, com base na motivação dos alunos e na dedicação dos professores ao longo do ano letivo.

Neste ano, o Spaece contemplou um total de 56.940 alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação das provas teve início na terça-feira (28/11) com os estudantes do 9º ano, e na quarta-feira (29/11), foi a vez dos alunos do 5º ano das escolas municipais.

A preparação para o Spaece começa desde o primeiro dia de aula, com as escolas trabalhando o ano inteiro na melhoria da aprendizagem dos alunos. A Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a Caravana Aprender+ como parte das ações pedagógicas, visando fortalecer o ensino para as avaliações externas.

A professora Geórgia Siqueira, da EM Francisco Edilson Pinheiro, no Vila Velha, celebrou o desempenho dos alunos no Spaece e destacou a importância da avaliação como uma forma de demonstrar o aprendizado dos estudantes. Ela ressaltou a felicidade em acompanhar o crescimento dos alunos e a importância de vê-los sendo alfabetizados na idade certa.

Os resultados de 2022 mostraram que Fortaleza manteve um nível desejável de alfabetização, o que é um motivo de comemoração para a educação municipal. A cidade está em um nível desejável de alfabetização na idade certa pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com os resultados que avaliaram 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas municipais e estaduais no ano passado.

O Spaece, implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais. O sistema é fundamental para acompanhar e avaliar o desenvolvimento educacional dos estudantes, bem como para orientar a tomada de decisões e ações para a melhoria constante da qualidade da educação básica no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo