Idace Debate: Luta antirracista e direito do povo negro ao território em destaque na 8ª edição do evento

No dia 30 de novembro de 2023, o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizará a 8ª edição do evento Idace Debate, com o tema “A luta antirracista e pelo direito do povo negro ao seu território”. O debate será realizado no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, localizada na Avenida Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo, às 9h.

Essa edição do Idace Debate acontece em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Os participantes convidados para o debate são a poeta e professora Matilde Ribeiro, o professor e pesquisador Hilário Ferreira, e a liderança quilombola Madalena Quilombola. A mediação do evento ficará por conta de Hebert Lima, cientista social, historiador, especialista em gestão pública e assessor da Superintendência do Idace.

Desde o início do ano, o Idace Debate tem abordado temas atuais e relevantes para a defesa da cidadania agrária e do bem viver, que é o slogan da nova gestão do órgão, que teve início há nove meses. As edições anteriores abordaram assuntos como a cartografia social da zona costeira, os povos indígenas e quilombolas, a luta por terra e território no Ceará, a tecnologia para o reflorestamento no semiárido, reforma agrária, agricultura familiar, processos produtivos, resistências camponesas, entre outros temas.

Os participantes convidados para o debate têm ampla experiência e conhecimento sobre as questões em discussão. Matilde Ribeiro é Poeta, assistente social e pós-doutoranda em Estudos sobre Cooperação Internacional Brasil-África na UFABC-Fundação Universidade Federal do ABC, e foi a primeira ministra da Igualdade Racial. Hilário Ferreira é graduado em Ciências Sociais pela UFC, Mestre em História Social pela UFC e atualmente doutorando em História social pela UFC. Já Madalena Quilombola é liderança do quilombo Boqueirão da Arara, chefe de núcleo quilombola na célula das etnias da Secretaria de Educação de Caucaia, conselheira quilombola da igualdade racial estadual.

O Idace Debate é uma oportunidade para a sociedade civil e os interessados em geral refletirem sobre questões fundamentais para a promoção da igualdade racial e dos direitos dos povos negros ao seu território. A expectativa é que o evento contribua para ampliar o debate e conscientização sobre essas questões tão relevantes para a sociedade cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo