Projeto Cílios do Jaguaribe recebe ordem de serviço para recuperação de áreas degradadas com investimento de R$ 2.8 milhões

No dia 30 de novembro de 2023, às 15:46, importantes autoridades se reuniram de forma híbrida para discutir novos encaminhamentos ao Projeto Cílios do Jaguaribe. Estavam presentes representantes da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O Projeto Cílios do Jaguaribe tem como objetivo principal realizar um trabalho de reflorestamento, florestamento e educação ambiental nos municípios de Iguatu e Arneiroz. Foi anunciada a expedição da Ordem de Serviço à empresa CONSPLAN-CONSULTORIA E PLANEJAMENTO LTDA, com um investimento total de aproximadamente 2 milhões e 800 mil reais. O prazo estabelecido para a execução é de 48 meses, contemplando 35,45 hectares em áreas de caatinga de Arneiroz e Iguatu.

Durante o encontro, também foram discutidos o andamento de acordos de cooperação técnica, emissão de ordem de serviço, planejamento do viveiro das mudas a serem produzidas, além da produção de materiais educativos para divulgação da proposta e lançamento do projeto. Os técnicos da SRH, juntamente com o Secretário Executivo Aderilo Alcântara, estiveram presentes, assim como os representantes da Sema e da Chesf, envolvidos no andamento do projeto.

O Projeto Cílios do Jaguaribe receberá um investimento de R$ 2.8 milhões, provenientes da iniciativa de compensação ambiental da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A iniciativa visa a recuperação de 35,45 hectares de áreas degradadas na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, com a proposta de plantio e manutenção de mudas nativas, além da retirada de areia e entulho dos locais demarcados.

Realizado em parceria com a Chesf, Sema e IFCE, o Projeto Cílios do Jaguaribe conta com um Grupo de Trabalho, composto por representantes de todos os órgãos participantes, que se reúne periodicamente para definir as metas e ajustar as etapas de execução. Em dezembro, está prevista uma visita técnica às localidades contempladas pelo projeto. Esta iniciativa é de extrema importância para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo