Conselhos Gestor e Fiscal da Ematerce visitam Fazenda Normal e buscam soluções para convivência com o semiárido

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou a 132ª reunião ordinária do conselho gestor e fiscal, na última quinta-feira (30), na Fazenda Normal, em Quixeramobim. O encontro teve como principal foco o debate sobre políticas públicas destinadas à convivência com o semiárido.

Presidindo o colegiado, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, mostrou preocupação com o cenário climático desanimador para a região. De acordo com a Funceme, há a previsão de um período de menos chuvas, devido à interferência do El Niño. Diante disso, Moisés Braz ressaltou a importância de discutir o assunto para buscar alternativas que garantam o convívio com o clima na região.

Durante a reunião, o titular da SDA entregou um trator à Fazenda Normal, uma Unidade de Treinamento Agrícola da Ematerce. O equipamento tem como objetivo contribuir para as atividades realizadas no local, que conta com unidades demonstrativas didáticas de culturas agrícolas, como bovinocultura, ovinocultura e apicultura.

Após a reunião, os participantes puderam visitar a estrutura da Fazenda Normal, considerada referência como centro de pesquisa para o campo. Na ocasião, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, destacou a importância de fortalecer a renda, produção e convívio com o semiárido, por meio de uma agricultura familiar consolidada.

A comitiva, que contou com integrantes dos conselhos Gestor e Fiscal da Ematerce, secretários de agricultura da região e entidades representativas da sociedade civil, programou a próxima reunião para o dia 13 de dezembro, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O secretário Moisés Braz enfatizou a importância da visita técnica à Fazenda Normal como uma experiência única para o incentivo à agricultura familiar. Durante o passeio, foram discutidas questões como capacidade hídrica, aspectos climáticos e o papel desempenhado pela Ematerce na região.

José Wilson Gonçalves, coordenador geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Estado do Ceará, elogiou as ações desenvolvidas na Fazenda Normal e na gestão do empreendimento, ressaltando a importância da visita para conhecer mais de perto as atividades desempenhadas no local.

A Fazenda Normal, localizada no município de Quixeramobim, possui área de 1.507 hectares e diversas unidades demonstrativas didáticas de culturas agrícolas, assim como suporte didático com um Centro de Treinamento, auditório, salas de aulas, refeitório e dormitórios. Estas estruturas contribuem para o desenvolvimento de experimentos e ações de convivência com o semiárido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo