Fortaleza inaugura novo Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) no Bom Jardim e já recebeu mais de 5 toneladas de resíduos eletrônicos

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou nesta quinta-feira (30/11) o segundo Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) de Fortaleza, no Bom Jardim. O objetivo do local é receber doações de resíduos eletrônicos e oferecer capacitações gratuitas do programa Juventude Digital (JD). O novo CRT está localizado ao lado da sede da Secretaria Executiva Regional (SER) 5 e funcionará de segunda a sexta-feira.

De acordo com Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), “Fortaleza é referência em políticas públicas inovadoras de manejo de resíduos sólidos e o CRT é um excelente exemplo disso. Por meio do Mais Fortaleza, nossa meta é contemplar cada vez mais pessoas e territórios da cidade com esse equipamento, promovendo o descarte correto de resíduos eletrônicos e impulsionando a economia circular e a sustentabilidade na capital.”

O CRT faz parte do programa Mais Fortaleza, lançado pela Prefeitura para qualificar a gestão de resíduos sólidos. Coordenado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) e pelo Juventude Digital, o CRT integra uma série de iniciativas inovadoras na área de resíduos sólidos, como o projeto Re-ciclo e parcerias com a União Europeia e o Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Universidade Johns Hopkins.

Desde a inauguração do primeiro CRT da cidade, na Praia de Iracema, em 2022, o centro já recebeu mais de 5 toneladas de resíduos eletrônicos. Deste montante, cerca de 3 toneladas foram repassadas à associações de catadores para o descarte correto, gerando uma renda de R$ 20 mil.

O CRT recebe doações de resíduos eletrônicos variados, como CPUs, notebooks, tablets, smartphones, monitores, teclados, mouses e impressoras, além de todos os tipos de cabos. Além dos CRTs da Praia de Iracema e do Bom Jardim, todas as Secretarias Regionais de Fortaleza também recebem resíduos eletrônicos.

Além de receber e destinar corretamente os resíduos, o CRT também oferece capacitações gratuitas. No Bom Jardim, o centro deve capacitar 30 jovens mensalmente por meio do curso de Manutenção e Montagem de Computadores, do Juventude Digital. A formação é gratuita, voltada para jovens de 15 a 29 anos residentes em Fortaleza, prioritariamente oriundos de escola pública. Ao todo, foram capacitados 186 alunos em 17 turmas.

Outra iniciativa do CRT é revitalizar computadores, que poderiam ser destinados ao descarte incorreto, e doá-los para associações de catadores da cidade. O objetivo é tornar a iniciativa sustentável e, ao mesmo tempo, proporcionar qualificação profissional para os moradores da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo