Fortaleza vai sediar cinco encontros do G-20 em 2024, reforçando posição como cidade global emergente.

Fortaleza se prepara para sediar cinco encontros do G-20 em 2024, reunindo os países com as maiores economias do mundo. A cidade, que é a maior capital do Nordeste em número de habitantes e lidera o PIB da região, se destaca por investir em capacitação e ações de geração de emprego e renda, incentivando a abertura e instalação de empresas. A Capital receberá os encontros ao longo dos meses de junho, julho e outubro, onde serão discutidas iniciativas econômicas, políticas e sociais.

A 3ª Reunião Técnica GT Arquitetura Financeira Internacional será realizada em Fortaleza nos dias 10 a 12 de junho. Em julho, dos dias 22 a 26, acontece a 4ª Reunião Técnica e a Reunião Ministerial do GT de Empregos. Já em outubro, nos dias 28 a 30, a cidade sediará a 4ª Reunião Técnica e a Reunião Ministerial do GT de Educação. Esses encontros representam uma oportunidade de demonstrar o potencial de Fortaleza como uma cidade global.

Segundo o prefeito José Sarto, a cidade se sente honrada e ao mesmo tempo responsável por sediar os debates do G20. Ele ressaltou o fato de Fortaleza ser a maior capital do Nordeste, liderando o PIB na região e destacando-se pelo potencial turístico, os esforços de capacitação e geração de emprego e renda. A escolha do Brasil como sede do encontro do G-20 se deu após o país assumir a presidência rotativa do grupo. Isso é considerado um momento emblemático para o Brasil no cenário internacional.

O G20 é formado por 19 países dos cinco continentes, além da União Africana (recém-admitida) e União Europeia, abrangendo nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Juntos, os membros do grupo correspondem a 85% do PIB do planeta e dois terços da população mundial. A cúpula realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro será o ponto alto do encontro.

Fortaleza, que já sediou diversos encontros internacionais durante este ano, busca se projetar como uma cidade global através de ações intersetoriais que também abrangem turismo, cultura, juventude, mobilidade e planejamento urbano. A expectativa é de que a cidade se fortaleça ainda mais como um polo de desenvolvimento e inclusão, destacando-se não apenas no cenário nacional, mas também no internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo