Segunda edição da CAFeira Bom Jardim promove apresentações artísticas, oficinas e mais em evento coletivo no Ceará

No último dia 1º de dezembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realizou a segunda edição da CAFeira Bom Jardim, um evento que teve início às 17h na Praça Santo Amaro. A feira contou com diversas atrações, como apresentações artísticas culturais, barracas de comida, artesanato, bingo, oficinas e atividades voltadas para o público infantil.

O evento surgiu a partir do diálogo entre as feirantes durante as ações do Projeto Café Com as Artesãs, realizado de forma itinerante pela equipe do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE). A feira não tem apenas o objetivo de comercializar as produções das artesãs, mas também de promover a ocupação e representatividade dessas mulheres. Além disso, a escolha do local onde acontece a feira é feita sob o olhar atento das artistas, buscando lugares pouco ocupados por iniciativas dessa natureza.

O evento foi idealizado e realizado coletivamente pelas artesãs do Grande Bom Jardim, em parceria com o CCBJ e por meio do NArTE e Ação Cultural. A segunda edição da CAFeira teve como objetivo impulsionar a economia local e valorizar o trabalho das artesãs do Grande Bom Jardim, trazendo mais diversidade e oportunidades para a comunidade que frequenta a praça do Santo Amaro.

O Projeto Café com as Artesãs, que faz parte do Programa Fortalecendo Redes da Articulação Comunitária do CCBJ, tem como objetivo estabelecer relações mais próximas com as artesãs do território, contribuir com a rede por meio do diálogo, das trocas, da integração, incentivar o empreendedorismo feminino e fomentar as políticas públicas e sistema de garantia de direitos a essas artistas.

A iniciativa também promove atividades formativas e suporte psicossocial para as artesãs participantes, incentivando o ensino do ofício artístico e abarcando as práticas da economia solidária. A partir desses processos formativos, muitas formaram grupos e coletivos de artesãs para fortalecer o vínculo entre as mulheres e expandir o trabalho artístico desenvolvido.

Dessa forma, a CAFeira Bom Jardim não só proporcionou um espaço para a exposição e comercialização das produções das artesãs, mas também promoveu o fortalecimento da comunidade local e a valorização do trabalho artesanal, contribuindo para o desenvolvimento cultural e econômico da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo