Secretaria da Segurança Pública do Ceará discute iniciativas de combate à desigualdade racial em encontro com representantes da ONU.

Nesta última sexta-feira, 1 de dezembro de 2023, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tiveram um importante encontro para discutir iniciativas de combate à desigualdade racial e a promoção da justiça na aplicação da lei no estado do Ceará. O Secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou a relevância do diálogo com representantes da ONU para apresentar respostas aos apontamentos feitos pela organização.

Durante a reunião, foram apresentadas diversas ações propostas pela SSPDS, incluindo a criação de uma delegacia especializada, formação dos agentes de segurança, transparência na divulgação de dados e ações em parceria com outros órgãos. O encontro tece realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e contou com a participação da perita do Emler/ONU, Tracie L. Keesee, que elogiou o diálogo intersetorial dos órgãos estaduais cearenses.

Além disso, foi anunciada a assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria de Igualdade Racial (Seir), com o objetivo de estabelecer um fluxo para recebimento, encaminhamento e acompanhamento de casos e estatísticas de racismo entre as duas pastas. A secretária da Seir, Zelma Madeira, destacou que o enfrentamento às desigualdades raciais e o combate ao racismo são diretrizes do Governo do Ceará.

Durante a reunião, também foram abordadas questões relacionadas à prisão de um homem suspeito de envolvimento em um grupo investigado por crimes de ódio pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), assim como programas de formação inicial e continuada dos policiais civis e militares, bombeiros e peritos forenses. O superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, ressaltou a importância da integração entre os órgãos para a coleta de dados que vão nortear as estratégias de Segurança Pública.

O encontro contou com a participação do delegado geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, do subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vinícius Vineimar Ferreira, e diversos outros representantes da Segurança Pública e órgãos parceiros. Todos destacaram a importância do diálogo e da integração entre as instituições para promover a justiça e a igualdade racial no estado. A reunião foi elogiada pelo perito do Emler/ONU, Juan E. Mendez, como um importante passo para o avanço das mudanças transformadoras para igualdade e justiça racial no contexto da aplicação da lei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo