Casa da Cultura de Sobral recebe projeto Cartografia Cotidiana de Amor e Afetos no Lab de Artes Visuais

Na próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro, o projeto “Cartografia cotidiana do amor e afetos” será apresentado na Casa de Cultura de Sobral, às 16h. A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte das Rotas de Criação e traz uma abordagem sensível e profunda sobre questões íntimas.

Desenvolvido pelo artista Anderson Morais no Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes, o projeto utiliza a forma de bordados em guardanapos de pano e desenhos alinhavados para representar o corpo do artista e de seu namorado, revelando o desejo e a sexualidade entre homens. A proposta é explorar a naturalidade do amor entre iguais e aprofundar questões sobre homoerotismo, gênero e o corpo.

Durante as Rotas de Criação, o projeto terá a presença de Uýra Sodoma, tutora responsável pela orientação do projeto. As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em estágio intermediário, em condição processual e experimental, integrando o público e os desenvolvimentos das pesquisas.

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema, Aline Albuquerque, destaca a importância da ampliação das representações homoafetivas para além do humano, ressaltando a sensibilidade e a força da pesquisa. O projeto recebe patrocínio da Solar Coca-Cola, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os artistas selecionados recebem orientação de tutores e tutoras, e têm a oportunidade de participar de oficinas, palestras e masterclasses, ao longo de sete meses.

A Escola Porto Iracema das Artes, que completa dez anos em 2023, atua como um importante centro de formação em artes no Ceará, oferecendo cursos básicos e técnicos, além dos Laboratórios de Criação. Todas as ações são voltadas para a formação gratuita nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro.

A apresentação do projeto “Cartografia cotidiana de amor e afetos” nas Rotas de Criação será uma oportunidade para o público se aproximar do universo íntimo e afetivo, por meio de uma abordagem artística e reflexiva. O evento é aberto a todos e promete proporcionar uma experiência enriquecedora e sensível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo