Comitiva da Secretaria da Proteção Social participa da 13°Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília.

A Secretaria da Proteção Social (SPS) do Ceará estará representada na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília, entre os dias 5 e 8 de dezembro. A comitiva será composta pela titular da SPS, Onélia Santana, e pelo secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, ambos eleitos delegados nas conferências estaduais. O objetivo da participação da delegação cearense é apresentar as ações desenvolvidas pela pasta, por meio dos programas, projetos e equipamentos socioassistenciais do órgão, e contribuir para a discussão sobre os próximos quatro anos da Política Nacional de Assistência Social.

Além dos representantes da Secretaria, coordenadores e técnicos da SPS, que também são delegados, estarão presentes para colaborar na avaliação e defesa de propostas para a construção de um Sistema Único de Assistência Social (Suas) cada vez mais forte. O tema desta edição da conferência nacional é “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”, e serão discutidos cinco eixos: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, e benefício e transferência de renda.

Em relação à participação do Ceará no evento, Onélia Santana destaca a importância de pensar e deliberar sobre o Suas que está sendo construído e o que se espera para o futuro. “Todas as proposições de novas diretrizes serão no sentido único de ampliar os direitos socioassistenciais para aqueles que precisam da Política da Assistência Social”, ressalta a titular da SPS.

Já Paulo Guedes enfatiza que o Suas, construído até o momento, precisa ser aprimorado, visando garantir a autonomia econômica das pessoas para que tenham cada vez mais dignidade por meio da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Ele reforça a importância da conferência como culminância dos esforços e propostas dos profissionais que atuam na assistência social.

Durante o evento, o estande do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará apresentará as ações da SPS, incluindo segurança alimentar, qualificação profissional, unidades socioassistenciais e de abrigamento, além dos programas Mais Infância e Mais Nutrição, entre outros projetos e ações implantadas nos últimos anos no estado.

A expectativa é que a participação cearense na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social contribua para o fortalecimento e aprimoramento do Suas, visando garantir o acesso a direitos socioassistenciais de qualidade para a população do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo