Deputado Airton Faleiro denuncia condições de trabalho precárias no setor de mineração em debate na Câmara dos Deputados.




Deputado denuncia condições de trabalho na mineração brasileira

04/12/2023 – 13:47  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Airton Faleiro denuncia condições de trabalho precárias no setor

As comissões de Trabalho; e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promovem debate na quinta-feira (7) sobre as condições de trabalho na mineração brasileira. O pedido para a realização da audiência pública foi apresentado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA). Ele está preocupado com o agravamento da saúde dos mineiros após a última reforma da Previdência, que aumentou a idade mínima para a aposentadoria especial desses trabalhadores.

O objetivo do debate, segundo Faleiro, é propor alternativas para redução dos elevados índices de acidentes, aleijamentos, mortes e adoecimento nas atividades na mineração.

“Precisamos discutir os impactos das reformas da Previdência e trabalhista e os impactos nas condições de trabalho e de vida das trabalhadoras e trabalhadores, a precarização do trabalho no setor mineral, denunciando o cenário marcado pela terceirização, pelo descumprimento das leis trabalhistas, por acidentes e mortes, adoecimento, assédio moral, afastamentos por invalidez, alcoolismo, uso de drogas, jornadas extenuantes e contaminação por exposição a metais pesados”, enumerou.

A audiência ocorre às 10 horas, no plenário 12. Confira a lista completa de convidados.

Da Redação – GM


Airton Faleiro, deputado federal pelo PT do Pará, denunciou as condições de trabalho precárias no setor de mineração durante uma audiência pública promovida pelas comissões de Trabalho e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O debate, que está marcado para a próxima quinta-feira (7), tem como objetivo discutir os impactos das recentes reformas da Previdência e trabalhista nas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores e trabalhadoras da mineração no Brasil.

Segundo Faleiro, a preocupação com o agravamento da saúde dos mineiros aumentou após a última reforma da Previdência, que elevou a idade mínima para a aposentadoria especial desses trabalhadores. O deputado enfatizou a necessidade de buscar alternativas para reduzir os elevados índices de acidentes, aleijamentos, mortes e adoecimento no setor.

“A precarização do trabalho no setor mineral é evidente, marcada pela terceirização, descumprimento das leis trabalhistas, acidentes, mortes, adoecimento, assédio moral, afastamentos por invalidez, alcoolismo, uso de drogas, jornadas extenuantes e contaminação por exposição a metais pesados”, ressaltou Faleiro.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 12, e contará com a presença de diversos convidados para debater a situação da mineração no país.

Fonte: Da Redação – GM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo