Professores da Rede Municipal de Fortaleza embarcam para intercâmbio pedagógico de 15 dias na Irlanda através do programa Professores sem Fronteiras

A Prefeitura de Fortaleza está promovendo mais um intercâmbio para professores da Rede Municipal de Ensino, desta vez levando um grupo de 25 educadores de escolas municipais para a República da Irlanda. O Programa Professores sem Fronteiras visa proporcionar aos docentes a oportunidade de experiência no sistema educacional irlandês por 15 dias, incluindo momentos de estágio de imersão em instituições de ensino na Irlanda e tempo para explorar a cultura local.

As despesas referentes às passagens, hospedagens, alimentação e inscrições são financiadas pela Prefeitura de Fortaleza, conforme previsto em leis e decretos municipais. O programa prevê um intercâmbio entre redes de ensino que têm correlação com o currículo da Educação de Fortaleza, nas diversas modalidades: Educação Infantil, Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A formação dos professores inclui encontros presenciais ministrados por professor, com tradução de intérprete para o português brasileiro, além de momentos de estágio de imersão e atividades para explorar a cultura local. A programação inclui sete componentes: conhecer o sistema educativo, abordagens pedagógicas eficazes baseadas em pesquisa, garantir o bem-estar emocional e mental dos alunos nas escolas, criar um ambiente de aprendizagem positivo, desenvolver um ambiente escolar inclusivo, estudos de currículo e tecnologia na educação.

Um dos professores selecionados para o intercâmbio é Gabriel Rocha, que atua há sete anos na Rede Municipal de Ensino como professor de Educação Física. Ele acredita que a experiência enriquecerá as intervenções pedagógicas na escola em que leciona e abrirá caminhos para novas experiências na educação de Fortaleza. Além disso, a educadora Maria Fabiana Machado de Oliveira, que leciona no 1º ano do Ensino Fundamental, ressalta a importância do intercâmbio para aprender, compartilhar conhecimentos e vivências, contribuindo para a educação do município.

Este é o terceiro grupo de professores a embarcar em intercâmbios docentes em 2023, por meio do Programa Professores sem Fronteiras. Os primeiros 25 professores realizaram intercâmbio para Grenoble, na França, no mês de setembro, e o segundo grupo embarcou para a Espanha na segunda quinzena de outubro. Até 2024, o programa irá promover intercâmbios para 200 professores efetivos da Rede Municipal de Ensino.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, destaca que o programa fortalece a política de valorização profissional, proporcionando conhecimento e vivência de experiências educacionais de destaque internacional em países de referência no cenário mundial. Este intercâmbio é mais uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para enriquecer a formação dos professores e promover a troca de conhecimentos a fim de elevar a qualidade da educação oferecida nas escolas municipais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo