Senado aprova empréstimos milionários para Maceió e Itabuna visando prevenção de catástrofes e melhoria de infraestrutura.




Maceió e Itabuna recebem autorização para empréstimos internacionais

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), autorizações de empréstimos de grande impacto para as cidades de Maceió (AL) e Itabuna (BA). O valor aprovado para Maceió é de US$ 40 milhões, em um contrato com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O motivo da urgência do empréstimo se deve ao afundamento do solo e ao risco de colapso de minas em decorrência da exploração de sal-gema pela indústria petroquímica. A matéria aprovada, PRS 118/2023, aguarda a promulgação.

O Senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), relator do projeto, ressaltou que os recursos serão fundamentais para a prevenção de catástrofes e a estabilização de encostas, o que reduzirá o número de habitantes expostos ao risco de deslizamento. Cunha também destacou a importância do momento, especialmente porque Maceió estava comemorando seu aniversário de 208 anos, mas continua sendo o foco das atenções devido aos desafios enfrentados devido à exploração indiscriminada do mineral pela Braskem.

Já para Itabuna, foi aprovada a autorização para um empréstimo de US$ 30 milhões, também junto ao Fonplata, que deverá financiar um programa de melhoria do sistema de esgotamento sanitário, da urbanização da cidade e da mobilidade. A matéria, PRS 117/2023, teve parecer favorável do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e também segue para a promulgação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo